Alunos dos cursos de beleza participam de aula inaugural

19 de agosto de 2019

Texto: Ronaldo Castilho

Evento aconteceu no auditório da Prefeitura

Os 170 alunos matriculados nos cursos de beleza (cabeleireiro, depilação, design de sobrancelha e maquiagem) oferecidos pela Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) participaram de aula inaugural na noite de ontem, 15/08. Eles foram recepcionados no auditório da Prefeitura pelo prefeito Barjas Negri, pelo secretário do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, e pelo representante do Instituto Educacional Polibrasil, Luis André Filho. Participaram também Cássia Ignácio, da Cigana – Centro de Beleza, e Débora Andrade Vasconcelos, da Onodera Estética. Andressa Mascaro ministrou a palestra motivacional “Como ter Uma Vida Melhor”.

O secretário do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, agradeceu o prefeito Barjas Negri e o Instituto Educacional Polibrasil por acreditar que os cursos de qualificação podem transformar vidas. “Foram 5.058 inscrições online, sendo que 92,5% são mulheres e 7,5% homens. Essas pessoas, depois de formadas, podem montar o seu próprio negócio, sendo empreendedores e ampliando a sua renda”, disse.

A grande procura por qualificação motivou a Prefeitura e a Rede Onodera Estética a firmar parceria para atender a área da beleza, que tem crescido significativamente. Diante disso, foi assinado um termo de parceria para ser oferecido o curso de massagem livre. Assinaram o termo o prefeito Barjas Negri, o secretário José Luiz Ribeiro e a diretora da Onodera, Débora Andrade Vasconcelos.

OPORTUNIDADE – “Estou desempregada há aproximadamente um ano e o curso de cabeleireira vai dar a oportunidade de montar o meu próprio negócio”, enfatizou Roselena Bueno Silveira Salles, aluna do curso de cabeleireira.

Para Joana Carolina Chiea Merches, o curso de maquiagem vai ajudar a aprimorar os seus conhecimentos na área da beleza. “Sou trancista, mas no momento estou desempregada, esse curso de maquiagem é importante para ampliar os meus conhecimentos”, disse.

PARCERIA – Um contrato estabelecido entre a Prefeitura e o Instituto Polibrasil, no valor de R$ 266 mil, recurso do Município, gerou 288 vagas para dez cursos diferentes, divididos em três lotes. O primeiro lote ofereceu 48 vagas para os cursos NR Básico, NR 10 Reciclagem e NR 35. O segundo lote oferece 170 vagas para cursos de beleza. No terceiro lote serão oferecidas 30 vagas para cuidadores de idosos, 20 para garçons e 20 vagas para higiene e manipulação de alimentos para trailer, exclusivamente para quem está cadastrado na economia informal da secretaria.