Em um mês, número de vagas cadastradas no CAT cresce 177%

4 de dezembro de 2018

Índice de oportunidades no comércio foi nove vezes maior no mês

Em 30 dias, o número de vagas cadastradas na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba (Semtre), por meio do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), cresceu 177%. Passou de 184 oportunidades em setembro para 509 no mês de outubro.

O índice de encaminhamentos de trabalhadores para vagas de emprego também cresceu. Foram 1.658 no décimo mês deste ano – 754 a mais que os encaminhamentos registrados no mês anterior, quando 904 documentos foram entregues.

Os segmentos de construção civil, serviços e comércio foram os que mais abriram vagas de emprego em outubro, por meio do CAT. Foram 223 postos, 175 e 17 respectivamente. Em setembro, foram 63 oportunidades na construção, 55 em serviços e uma no comércio.

“A economia de Piracicaba apresenta sinais de melhora. Aos poucos, as empresas voltam a contratar. O número de vagas ofertadas pelo comércio no CAT, por exemplo, foi nove vezes maior no período citado”, explica o secretário municipal do Trabalho e Renda, Evandro Evangelista. “Os números nos últimos dois meses do ano deve ser ainda melhor, já que deve acontecer o início as contratações de temporários para as festas de fim ano”, acrescenta

Atendimentos

Nos meses de setembro e outubro, o CAT/Semtre atendeu 5.212 pessoas. Nos 10 primeiros meses de 2018, foram 32.042 atendimentos no departamento.

Caged

Piracicaba criou, entre janeiro e outubro, 1.644 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dois setores que impulsionaram o bom resultado no ano foram a indústria (1.407) e a agropecuária (490).