Piracicaba registra 1.731 novos empregos de janeiro a outubro

19 de dezembro de 2018

Dados do Ministério do Trabalho confirmam a tendência de retomada de empregos em Piracicaba no mês de outubro, quando foram criadas 289 novas vagas. Com elas, os primeiros dez meses de 2018 registram 1.731 novos postos.

Mais uma vez a retomada acontece no setor industrial, com 226 empregos, e no setor de comércio, com 196 novas vagas em outubro, o que reflete a contratação temporária para o final de ano.

Por outro lado, no acumulado do ano, a indústria foi responsável por 1.422 novos empregos e o setor de serviços por outros 410, enquanto o comércio ainda continua com saldo negativo ( -898).

“A continuidade da criação de novas vagas, em especial no setor industrial, vem ocorrendo porque as principais indústrias tiveram aumento em suas atividades na esteira do que ocorre de maneira geral no Estado de São Paulo, que deve ter, em 2018, crescimento maior que o do Brasil, tendo os setores industrial e comercial reativado seus negócios, atendendo a demanda crescente”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy. “Esperamos que esse crescimento continue, em especial a partir de 2019”, finaliza.

O secretário municipal do Trabalho e Renda (Semtre), Evandro Evangelista, ressalta que as empresas buscam os trabalhadores mais preparados para suas vagas já que não “podem errar” em um cenário no qual a economia ainda enfrenta muitas dificuldades. “Por isto, minha dica é para que o profissional se qualifique o todo tempo. Com a competitividade do mercado, quanto menos o trabalhador está preparado, mais distante da vaga de emprego”, observa.

Com o propósito de atender o trabalhador, a Semtre firmou, ao longo dos últimos dois anos, parcerias com a Sert (Secretaria de Emprego e Relação do Trabalho) do Estado. De acordo com a secretaria, apenas pelo PEQ (Programa Estadual de Quali?cação Pro?ssional) foram capacitadas 2.700 pessoas em nove lotes de cursos – as aulas ocorreram em 2017 e 2018.

A Pasta também realiza o programa Time do Emprego. Em 2018, foram 130 participantes em seis diferentes turmas. Destes, 16 foram reinseridos no mercado de trabalho.

Ainda com foco na qualificação, a Semtre atuou em parceria com empresas e instituições de ensino, entre elas com a Escola Técnica (Etec), na realização de 10 diferentes cursos. Entre eles, cursos de inglês, segurança do trabalho e Libras.