.: Workshop debateu o papel da mulher no mercado de trabalho

27 de março de 2023

Autor: Texto: Maurício Cantoni – Fotos: Isabela Borghese

Mais de 170 pessoas participaram hoje, 27/03, do workshop A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur), com o intuito de convidar a sociedade a refletir sobre o tema. Amanhã, terça-feira, 28/03, será realizado mutirão com a oferta de 200 vagas de emprego específicas para o público feminino (leia abaixo).

O evento contou com a participação de 175 pessoas

O workshop, realizado no anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), teve a presença das executivas da área de Recursos Humanos (RH) Ana Lúcia Scagnolato – Arcelor Mittal, Lígia Pacheco Holanda – CJ Brasil, Letícia Santos – Caterpillar, e Adriana Barrozo de Oliveira – Raízen, que apresentaram cases de sucesso sobre ações que aumentaram a empregabilidade do público feminino em Piracicaba.

A programação contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior. A cantora Júlia Simões e o músico Legal realizaram um pocket show durante o workshop.

O prefeito Luciano Almeida e o secretário Guidotti, durante a abertura do evento

O prefeito Luciano Almeida comentou que a Administração tem procurado alternativas para aumentar a empregabilidade em Piracicaba, com destaque para o público feminino. “Temos dado um exemplo prático. Basta lembrar que dos 20 cargos principais do Executivo hoje, 9 são desempenhados por mulheres”, destacou.

Guidotti Jr. lembrou da trajetória da Semdettur nos últimos dois anos, marcada por R$ 5 bilhões em investimentos no município e geração direta de 15 mil empregos com carteira assinada. “Amanhã, 28/03, teremos um mutirão de empregos específicos para as mulheres, o que deve diminuir ainda mais o quadro de desigualdade nas contratações”, frisou.

As palestrantes Ligia Pacheco Holanda, Letícia Santos, Adriana Barrozo de Oliveira e Ana Lúcia Scagnolato

Cris Batochio, assessora especial em trabalho e renda da Semdettur, comemorou o grande público que compareceu ao workshop para discutir a questão da empregabilidade da mulher. “Os cases de sucesso apresentados pelas profissionais de RH de quatro das maiores empresas da cidade certamente influenciarão os outros para que busquem alternativas viáveis que não só incluam a mulher em novas contratações, mas também nos cargos de gerência”, pontou Cris.

VAGAS PARA ELAS –Amanhã, terça, 28/03, a Semdettur vai promover um mutirão com a oferta de 200 vagas de emprego específicas para o público feminino. O evento acontecerá amanhã, terça-feira, a partir das 8h30, nos blocos 05 e 06 da Fumep. As interessadas devem comparecer portando documentos pessoais e currículos para participar dos processos seletivos.

Júlia Simões e o músico Legal durante pocket show

As empresas que estão disponibilizando as vagas para contratação são SX Tools, CJ Brasil, Caterpillar, Painco, Vagas Piracicaba, MM Consultoria, Manetoni, Oji, Klabin, Afroblack e Asantos RH,Bild, Unisal, People, MGA, Seletiva, Arcellor Mittal, Apoio RH, Koppert, Amplitec, Unimed e Unimil.