Parque Tecnológico
![]() |
Criado através da Lei 223/2008 e inaugurado em 21 de agosto de 2012, o Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Bruno Emílio Germek” (PTP) atualmente é referência para o setor sucroenergético e automobilístico e, fundamental no progresso de Piracicaba e região.
O PTP é inserido no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, regulamentado pelo Decreto Estadual 50.504, graças à convergência do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, com o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais reconhecido com AgTech Valley – Vale do Piracicaba.
Com área total de 2,2 milhões de metros quadrados o perímetro atual do Parque já abriga os principais protagonistas do Vale do Piracicaba, a ESALQTec – Incubadora Tecnológica da Esalq USP e instituições publicas de ensino como a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), a gigante Raizen, os mais reconhecidos hubs de inovação do Brasil como o AgTech Garage, Pulse, Avance Hub, Instituto Brasileiro de Bioenergia e Agronegócios (IBBA), o Gazebo lançado pela Koppert Biological Systems, o Hub Piracicaba, Plataforma Municipal de apoio a inovação lançada pela SEMDETTUR em 2021 e o Pecege que ainda em 2022 deve inaugurar sua nova sede.
Os programas de inovação tecnológica, serviços associados e empreendimentos desenvolvidos na área do PTP são voltados para diferentes tecnologias para conversão de fontes de biomassa em combustíveis renováveis – etanol, biodiesel, cogeração de energia, segunda e terceira geração de biocombustíveis e bioprodutos.
Núcleo do Parque Tecnológico: Incubadora de projetos e infraestrutura moderna
A Incubadora de Projetos é voltada para abrigar projetos de desenvolvimento institucional das empresas, por meio de um trabalho integrado entre todos os envolvidos em pesquisa e inovação que colaboram para maximizar os resultados.
O Núcleo do PTP conta com estrutura de 24 boxes, quatro células, dois laboratórios, área de convivência, auditório equipado que comporta 193 pessoas, estacionamento, três salas de reuniões, três salas de administração, biblioteca e sanitários. Além disso, a moderna infraestrutura conta com áreas para instalação de centro de pesquisas, unidades universitárias e empresas.
Como política pública e território de inovação o Parque Tecnológico de Piracicaba está consolidado e reconhecido como um caso de sucesso entre os parque tecnológicos do Estado de São Paulo. Gerido pelo APLA – Arranjo Produtivo Local do Álcool desde sua fundação, hoje o Parque abriga os principais ambientes de inovação do Brasil e da América Latina dedicados ao agronegócio.
voltar