Banco do Povo libera empréstimo para pagamento de contas e folha de pagamento

27 de março de 2020

Texto: Ronaldo Castilho

Nova regra, por conta da pandemia do coronavírus, é válida até 30/04

Uma das maneiras de driblar a crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus é o Banco do Povo Paulista. Os empréstimos por intermédio do serviços têm juros na linha de 0,35% para todos os empreendedores. Um dos juros mais baixos do mercado no que se refere a crédito para empresas. As taxas são pré-fixadas, o que significa que o valor fica pré-estabelecido para todas as parcelas no momento em que é feita a contratação. Agora, o Banco do Povo tem uma nova regra: a liberação de créditos, também, para pagamento de contas (água, luz, telefone, internet e aluguel) e folha de pagamento de um mês, válida até 30/04.

MEI, ME, LTDA, EIRELI, Microempreendedores urbanos e rurais e setor informal podem solicitar o empréstimo. O crédito vai de R$ 200 a R$ 20 mil. O prazo de pagamento é de até 36 meses. O prazo de carência para o primeiro pagamento é de 90 dias, e será dispensado o avalista para solicitações de R$ 200 até R$ 3.000.

O requisito para solicitação é desenvolver atividade produtiva nos municípios contemplados pelo Banco do Povo; se pessoa física, residir ou possuir um empreendimento há mais de dois anos em Piracicaba; microempresas com faturamento bruto de até R$ 360 mil nos últimos 12 meses; pequenas empresas terem faturamento bruto maior que R$ 360 mil ou menor que R$ 4,8 milhões nos últimos 12 meses. Não possuir restrições no Serasa e Cadin Estadual. Motofretista deve ter concluído o curso de 30 horas e carteira CBOS 191-10. Mototaxista deve ter concluído o curso de 30 horas e licença municipal.

Os documentos necessários para pessoa física são RG e CPF do titular e cônjuge, certidão de casamento, comprovante de endereço (nome próprio, cônjuge ou pais), orçamento do bem a ser financiado com CNPJ, conta corrente (cópia do cartão) + extrato bancário, plano de negócio para clientes em início de atividade.

Os documentos necessários para pessoa jurídica são contrato social e alterações, cartão MEI, declaração EI, cartão CNPJ, inscrição estadual e municipal, certidão negativa de débito – CND ou certidão positiva de débito com efeito de negativa – CPEND, certidão de regularidade FGTS – CRF, RG e CPF dos sócios e cônjuges, certidão de casamento, comprovante de endereço (nome próprio, cônjuge, pais), orçamento do bem a ser financiado com CNPJ, contas a vencer e outros, além de conta corrente (cópia do cartão) + extrato bancário.

No caso da documentação para folha de pagamento será necessário a apresentação do livro de registro de funcionários, mais os holerites. Contas de água luz, telefone e internet, a última conta paga e, do aluguel ,o contrato, mais o último recibo.

Os documentos devem ser enviados para a Semtre, onde fica o Banco do Povo, apenas por e-mail: bancodopovopiracicaba@gmail.com.