.: Em pesquisa, turistas qualificam visita a Piracicaba como excelente

10 de março de 2023

Em recente Pesquisa de Demanda Turística realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), os turistas qualificaram a visita ao município como “excelente”. O período da pesquisa foi de 16 a 20 de dezembro de 2022 e de 19 a 23 de janeiro de 2023, com 435 turistas com idades acima dos 16 anos.

Pesquisa de Demanda Turística é um dos requisitos exigidos pela Assembleia Legislativa para o pleito de MIT – Foto Isabela Borghese

A maioria do público participante do estudo foi do sexo feminino (51% dos entrevistados), com renda de 2 a 5 salários-mínimos (38%) e com idades entre 35 e 44 anos (30%). Essa pesquisa foi feita por meio de entrevista presencial, pela empresa contratada por licitação com recurso proveniente do Fundo Municipal de Turismo. A margem de erro é de 4,7%.

Na pergunta “Como você avalia sua visita ao município?”, 60,9% dos participantes responderam como “excelente”, seguidos de 34,7% como “bom” e 2,8% como “razoável”. As demais porcentagens do resultado deste questionamento referem-se a 0,2% como “ruim”, 0,2 como “péssimo” e 1,2% como “não sabe/não opinou”. Em outra questão, se os turistas recomendariam a visita a Piracicaba, 98,6% disseram que “sim”.

Rua do Porto é um dos locais mais visitados em Piracicaba, conforme Pesquisa de Demanda Turística – Foto Isabela Borghese

De acordo com a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, a realização de Pesquisa de Demanda Turística anual é um dos requisitos exigidos pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para o pleito de MIT (Município de Interesse Turístico). No ano passado, Piracicaba recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Lei nº 39 para se tornar MIT, porque atende todos os requisitos para tal classificação que, se aprovada, possibilita a cidade a receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias que beneficiem a comunidade local e os turistas, ampliando e qualificando a oferta turística.

“Além de colaborar para obtermos o MIT, essa pesquisa é um importante instrumento de avaliação da percepção dos visitantes em relação aos atrativos e serviços oferecidos pelo município, contribuindo para nortear as nossas ações como gestores”, falou Alessandra.

PONTOS TURÍSTICOS – Outra pergunta da Pesquisa de Demanda Turística foi “Quais os pontos ou atrativos turísticos do município que você já visitou ou irá visitar nesta viagem?”, para a qual a maior resposta foi a Rua do Porto (76,1%), seguida do Engenho Central (50,1%), Shopping Piracicaba (48,2%), Museu da Água (30,4%) e Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (26,2%). Também foram mencionados pelos turistas o Zoológico Municipal, o Elevador Turístico Alto do Mirante, o Casarão do Turismo e o Horto Florestal de Tupi.

Engenho Central é outro ponto turístico do município que está entre os mais visitados da cidade – Foto Isabela Borghese

OUTROS DADOS – Ainda na pesquisa de Demanda Turística realizada pela Diretoria de Turismo tem-se o resultado de que a maioria dos turistas mora na capital paulista (12,6%) e que os principais motivos da viagem são visitar parentes e amigos (25,8%), aventura (24,6%) e descanso (19,2%). Também foram avaliados na pesquisa a segurança do município, a limpeza, a conservação do patrimônio, entre outros itens. A pesquisa completa pode ser consultada no site da Diretoria de Turismo (turismopiracicaba.com.br).