SEMTRE realiza média de 5.921 atendimentos ao mês em 2018

19 de dezembro de 2018

Os serviços do CAT foram os mais procurados neste ano

Entre janeiro e o dia 14 de dezembro de 2018, a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (SEMTRE) realizou 71.055 atendimentos – média de 5.921 atendimentos mensais.

Qualificação

O setor de qualificação foi responsável pela especialização de 2.755 pessoas. Apenas o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) capacitou 2.220 pessoas nos cursos de assistente administrativo, operador de caixa, auxiliar de contabilidade, assistente de logística, auxiliar de departamento pessoal, técnica de vendas, atendimento e recepção e almoxarife.

O Time do Emprego atendeu 260 pessoas que estavam desempregadas ou em busca do primeiro emprego. Já as aulas do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja), realizadas por meio de parceria entre a SEMTRE e a Secretaria Municipal de Educação (SME), atendeu 20 pessoas que retornaram aos estudos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

Os cursos de informática básico e intermediário, também realizado em parceria com a SME, contou com a formação de 110 pessoas.

Outras 16 pessoas participaram do curso de inglês básico e 24 das aulas de português para estrangeiros 24. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) atendeu 20 pessoas.

A SEMTRE atendeu ainda 85 pessoas nos cursos de libras básico e intermediário. A iniciativa ocorreu em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

CAT

Responsável pela intermediação de empregos, emissão de carteira de trabalho, além de realizar os trâmites para a solicitação do seguro-desemprego, o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) foi o serviço mais procurado na pasta, foram 35.021 suportes.

No período, o CAT realizou o encaminhamento de 15.095 trabalhadores para entrevista de trabalho. Destes, 720 conquistaram um emprego com carteira assinada.

Além disso, o CAT realizou o cadastro de 2.522 trabalhadores, emitiu 1.507 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e habilitou 1.911 seguro desemprego. Foram realizadas também 52 reuniões com empresas parceiras, 3.553 vagas foram cadastradas e 421 jovens atendidos pelo Centro e Integração Empresa-Escola (CIEE).

Demais setores

Pelo departamento direcionado ao Microempreendedor Individual (MEI) passaram 14.644 pessoas. A economia informal atendeu 5.013 pessoas e o Banco do Povo 1.209. O Primeiro Emprego prestou serviço para 236 pessoas.

Eventos

No mesmo período, 4.969 pessoas participaram dos eventos realizados pela SEMTRE. As ações incluem palestras, formaturas, oficinas e aulas inaugurais.