3ª Feira da Empregabilidade: 15 mil currículos são cadastrados por 4.000 pessoas

29 de agosto de 2023
Imagem de duas mulheres olhando o quadro com as vagas de emprego e outras duas pessoas conversando ao fundo
Mais de 4.000 pessoas passaram pelos 3 dias do evento

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, apresentou hoje, 24/08, um balanço sobre a 3ª Feira de Empregabilidade, realizada pela Prefeitura, por meio da Semdettur, em parceria com empresas da cidade. De 22/08 até hoje, 4.000 pessoas passaram pelo evento, realizado na Fumep (Fundação Municipal de Ensino), e cadastraram 15 mil currículos. A 3ª Feira de Empregabilidade teve a participação de 57 empresas e a oferta de 3.000 vagas de emprego, além de workshops e 142 inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional.

Imagem do secretário José Luiz Ribeiro (à direita) conversando com um homem. A imagem também mostra pessoas ao fundo, em fila, sendo atendidas
José Luiz Ribeiro, à direita, disse que o resultado da feira vai influenciar positivamente nas contratações do município nos próximos meses

Quem deixou o seu currículo e participou dos processos seletivos agora deve aguardar pelo contato que será feito pelas próprias empresas participantes.

O perfil do público que passou pelo evento foi formado, na maioria, por mulheres, com 59,4%. Os desempregados foram 77,2%, mas pessoas com Ensino Médio completo eram 48,7% e 62,3% eram solteiros.

Imagem de Bruna Sesso Favaris atendendo um homem de barba com camiseta azul
Bruna disse que a sua empresa cadastrou 900 currículos nos 3 dias de evento

“O evento foi ótimo porque conseguimos aproximar as pessoas em busca de emprego das melhores oportunidades nas empresas, além de oferecermos oportunidade de qualificação profissional. Tenho a certeza de que o resultado desta feira vai influenciar positivamente nas contratações no município com carteira assinada pelos próximos três meses”, destacou Ribeiro.

Imagem de Maria Lameira e Jamile Pantoja sorrindo
Maria Lameira e Jamile Pantoja, sogra e nora, visitaram juntas o último dia da 3ª Feira da Empregabilidade

DEPOIMENTOS – Bruna Sesso Favaris, 28, que atua na área de Recursos Humanos da Pragas.com, disse que a presença da empresa na 3ª Feira da Empregabilidade foi relevante para o posicionamento da marca e para realizar o networking com as outras empresas. “Além disso cadastramos mais de 900 currículos para as vagas que oferecemos. Esse evento é sensacional porque facilita a vida de quem está à procura de emprego”, disse.

Desempregado há mais de 7 anos, o motorista José Munerato, 59, deixou o seu currículo em mais de 23 empresas nesta quinta-feira e se mostrava confiante na possibilidade de voltar ao mercado de trabalho. Ele sugeriu que a Feira da Empregabilidade seja realizada com uma frequência maior. “Conheço muitas pessoas que não conseguiram participar neste ano”, contou Munerato.

Imagem de Inaiara sendo atendida por uma mulher de camisa azul, sentada à mesa. Há pessoas ao fundo.
Inaiara, moradora do Bosque dos Lenheiros, estava em busca de uma vaga na área de limpeza

Maria Lameira, 55, e Jamile Pantoja, 22, sogra e nora respectivamente, foram juntas até a Fumep nesta manhã. Elas elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Maria está desempregada e tenta uma vaga na área administrativa.

TRANSPORTE GRATUITO – Com o objetivo de garantir o acesso de usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) disponibilizou transporte gratuito para 85 pessoas ao evento.

Ao chegar na feira, Thaís Oliveira Macedo, 29, que é moradora do Vila Sônia, iniciou a entrega do currículo em várias empresas. “Já trabalhei como cuidadora de pessoas idosas e como auxiliar de limpeza, e hoje deixei meu filho na creche para aproveitar a oportunidade e vir aqui, porque, como estou desempregada, não teria como vir sem o transporte gratuito”, comentou.

Imagem do motorista José Munerato, sorrindo, segurando seu currículo
O motorista José Munerato entregou 23 currículos nesta quinta-feira

Inaiara Santos Arruda, 34, mora no Bosques do Lenheiro e também pegou carona com o transporte cedido pela Smads. “Entreguei currículos para a área de limpeza; faz tempo que estou desempregada, mas tenho grandes expectativas de ser chamada para uma vaga ainda este ano”, disse.

Imagem de pessoas descendo da van disponibilizada pela Prefeitura
A Smads transportou 85 pessoas gratuitamente até o evento

De acordo com Clayton dos Santos Silva, coordenador de Inclusão Produtiva da Smads, muitas vezes o público dos Cras não consegue se candidatar para vagas de emprego porque não têm recursos financeiros para custear o transporte e participar de processos seletivos. “Por isso providenciamos o transporte para atender as seis unidades do Cras, visando permitir o acesso do nosso público e possibilitar que nossos usuários possam se candidatar para as vagas de emprego que estarão disponíveis no evento”.