670 jovens participam do Seminário da Juventude

5 de novembro de 2019

Evento organizado pela Prefeitura contou com a participação do Poder Público, instituições de ensino e apresentação de alunos

O Teatro Municipal Dr. Losso Netto foi palco do 1º Seminário da Juventude realizado pela Prefeitura de Piracicaba, em parceria com instituições de ensino e Diretoria Regional de Ensino. O evento aconteceu na tarde de segunda-feira, 4/11, no período da tarde, a organização ficou por conta da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) e a SELAM (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

A abertura do seminário fico por conta do programa Movimentação Cultural, de danças urbanas, coordenado pela professora Rogéria Zago.

Logo em seguinda o prefeito Barjas Negri falou da importância da realização do Seminário da Juventude, além de falar das políticas públicas que o município tem para os jovens, um dos itens apresentados pelo prefeito foi o Projeto Guri, que é ligado a Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo). “O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia de música, instrumentos de cordas dedilhadas, teclados, percussão, para crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos”, enfatizou.

O Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, o Secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, a Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento, Eliete Nunes e a Secretária de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, falaram sobre o que as pastas oferecem para os jovens.

O evento contou com a palestra do presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e medalhista mundial, Paulo César Zorello que falou sobre o tema: Superação.

No final do evento os alunos visitaram os espaços destinados as instituições de ensino e representantes do Poder Público: CIEE (Centro de Integração Empresa/Escola), ETEC Fernando Febeliano da Costa, ETEC Dr. Ary Camargo Pedroso, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Secretaria Municipal de Educação, Instituto Formar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo e Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

O evento contará com apresentação de danças, teatro e música. Os responsáveis pelas pastas da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Semactur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo) estarão apresentando os seus trabalhos, bem como o prefeito Barjas Negri, que explanará o que a Prefeitura oferece para a juventude piracicabana. O esportista Paulo Zorello, fará uma palestra sobre a importância do esporte na juventude. O diretor regional de ensino, Fábio Negreiros falará sobre a educação em Piracicaba.

Será montado no hall do Teatro Dr. Losso Netto standards para que as insituições de ensino possam apresentar seus trabalhos: CIEE (Centro Integração Empresa-Escola), Secretária Municipal de Educação, ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, ETEC Dep. Ary de Camargo Pedroso, Instituto Formar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto: Ronaldo Castilho