Alunas do curso de massagem livre têm aula inaugural

12 de setembro de 2019

Parceria entre Prefeitura e Onodera foca mulheres em situação precária ou vítima de abuso

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), em parceria com a Onodera Estética, recepcionou 30 alunas na aula inaugural do curso de massagem livre ontem, 11/09, no Auditório da Semtre. O prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, e os diretores da franquia Onodera em Piracicaba, Jonatas e Débora Vasconcelos, participaram do evento. As aulas acontecerão às segundas e quarta-feira, das 8h30 às 12h30, na Semtre, com previsão de término em janeiro de 2020.

O curso de massagem livre faz parte do projeto Novas Mulheres, da Onodera, que tem com objetivo transformar a vida das mulheres que já passaram por alguma situação precária ou de abuso, com oportunidade de formação e um novo caminho. Piracicaba será a segunda franqueada da rede Onodera a implantar o projeto e a primeira do interior de São Paulo. “O objetivo dessa parceria é despertar novos sonhos para essas mulheres no segmento da estética e da massagem. Procuramos a Semtre pela seriedade nos cursos de capacitação e qualificação, e também pelo espaço físico que nos dá condições de desenvolver o curso com excelência”, disse Débora Vasconcelos.

Barjas falou sobre as parcerias entre a Prefeitura e a iniciativa privada. “Estamos realizando várias parcerias para qualificação e capacitação com várias empresas para que as pessoas tenham oportunidade de se qualificar e ter maiores chances de se recolocar no mercado de trabalho”, disse.

O secretário José Luiz Ribeiro falou da importância da qualificação. “Abrimos vários cursos de qualificação nestes meses, cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelhas, depilação, informática básica, NR-10, NR-10 reciclagem e agora massagem livre. Para esse curso tivemos 214 inscrições, sendo que 52% têm mais de 30 anos, 54% têm o ensino médio completo e 20% são responsáveis pelo sustento da família. Foram selecionadas 30 mulheres pelos critérios de seleção da secretaria e estão aqui hoje para começar as aulas”, enfatizou.

Amanda Lucimara da Silva Pacheco é uma das 30 mulheres inscritas no curso. “Tenho 34 anos e estou desempregada há sete meses. Vejo esse curso como uma oportunidade de aprendizado para futuramente ingressar nesse ramo de atividade”, declarou.

Kelly Cristina de Andrade acredita que a qualificação é a forma de voltar para o mercado de trabalho. “Estou desempregada há dois meses, tenho 39 anos, trabalhava no comércio, gosto de vendas, e esse curso será importante para minha qualificação, para eu montar meu pequeno negócio e também uma fonte de venda de cosméticos, já que tenho facilidade de trabalhar com o público”, declarou.

VOLUNTARIADO – As professoras do curso de massagem livre são voluntárias da Onodera. Uma delas é Elite Grella, que vem de Rio Claro para ministrar as aulas. “Recebi o convite para fazer parte desse projeto e achei interessante passar para as alunas o que aprendi nestes anos de estudo.”, finalizou.