.: Alunos do curso Monitoria de Turismo 60+ participam de palestra sobre inovação no turismo de experiência

16 de março de 2023

Os alunos do curso Monitoria de Turismo 60+ participaram na manhã de hoje, 14/03, de palestra sobre inovação no turismo de experiência, com Leonardo Brito, fundador do iFriend, site que conecta viajantes a guias e receptivos locais, oferecendo serviços como tours privativos, experiências turísticas, transfers e roteiros de viagens personalizados. A atividade aconteceu no auditório da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), no Centro.

Leonardo Brito, fundador do iFriend, realizou palestra hoje

O Curso de Monitoria 60+ é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e foi criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.

“Piracicaba é uma cidade linda, agradável e aparece em índices dos melhores municípios para se viver. Além disso, a logística de acesso a ela é ótima, porque tem diversas estradas ao redor e também tem aeroporto perto. Avaliando as possibilidades, dá, por exemplo, para oferecer aos turistas visitas a fábricas de automóveis, por meio de parcerias. É esse tipo de experiência que as pessoas têm curiosidade de conhecer. E nada melhor que ser recepcionado por um guia amigo”, falou Brito, acrescentando que visitou Piracicaba com frequência quando morou em Campinas, que fica a 70km de distância.

Evento aconteceu no auditório da Smads, no centro da cidade

Durante a palestra, Leonardo Brito falou sobre o surgimento da iFriend, quais serviços oferece e as proporções que a plataforma tomou desde que foi fundada, em 2018. Ela já realizou atendimentos a 5.000 viajantes e atualmente tem cerca de 5.800 guias de turismo cadastrados, em mais de 2.600 cidades, de 132 países, em todos os continentes.

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, a palestra serviu para instigar os participantes do curso a criarem diferentes propostas de experiências turísticas. “Nossa cidade tem um potencial enorme para o turismo de experiência e a vivência dos participantes do curso na cidade, com certeza, pode agregar muito para a criação de roteiros inovadores”, disse.

Entre ideias de turismo de experiência já apresentadas no curso, conforme a professora Marta Poggi, estão roteiro de antiquários, evento sunset (pôr do sol) no Elevador Turístico Alto do Mirante e oficina de pamonha.

“Eu já até me cadastrei no site iFriend, para conhecer a plataforma e porque estou vendo novas possibilidades e oportunidades de trabalho para mim na área do turismo, graças ao curso”, comentou a aluna Jane de Souza Barbosa.

“É sempre importante as pessoas buscarem aprendizados e para mim está sendo sensacional participar do curso, porque estou vendo como agregar ao meu trabalho na área artística cultural e porque estou conhecendo plataformas como a iFriend, onde é possível divulgar o turismo local de qualquer cidade do mundo”, comentou o aluno Elson de Belém.