.: Alunos do curso Monitoria de Turismo 60+ visitam colônia tirolesa de Piracicaba

17 de março de 2023

Ivan Correr contou sobre origem da colônia tirolesa aos alunos do curso – Foto: Sabrina Franzol

A colônia tirolesa de Piracicaba, formada pelos bairros Santa Olímpia e Santana, recebeu na manhã de hoje, 16/03, os alunos do curso Monitoria de Turismo 60+, para uma visita técnica, como parte do plano de aulas. Eles conheceram diferentes espaços da localidade e também a história, caraterísticas peculiares e gastronomia dos tiroleses.

Parte interna da igreja Imacula Conceição também foi visitada pelos alunos – Foto: Sabrina Franzol

O curso de Monitoria 60+ é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e foi criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.

Igreja Imaculada Conceição, em Santa Olímpia, foi um dos espaços visitados – Foto: Sabrina Franzol

Em Santa Olímpia, os alunos foram recebidos por Ivan Correr, um dos organizadores das ações turísticas da colônia. Eles puderam saborear diferentes delícias no Café Tirol, como pão, bolos e o gròstoi (grostoli), doce indispensável nos cafés da manhã e da tarde de uma família tirolesa. Em seguida, os discentes se deslocaram para a praça Jacob Estenico e ouviram Ivan Correr contar sobre a origem da colônia. Na sequência, visitaram a igreja Imaculada Conceição, que fica na área da praça. Para finalizar, os alunos foram à vinícola Alma da Videira, em Santana, onde foram recepcionados pelos sócios do local, Edenilson Rivabene e Jonas Vasca, e puderam saber como é feito o trabalho com os turistas, além de experimentarem os vinhos de produção própria.

Grostoli é um doce indispensável nos cafés da manhã e da tarde de uma família tirolesa – Foto: Sabrina Franzol

“Estou encantada com tudo o que estou conhecendo na colônia tirolesa de Piracicaba. Não conhecia essa região da cidade e aprendi muito. Fomos muito bem recebidos. Com certeza eu apresentaria este lugar para turistas, familiares”, falou a aluna Vera Fernandes, 67.

Alunos puderam experimetar gastronomia tirolesa no Café Tirol – Foto: Sabrina Franzol

Quem também aprovou a visita aos bairros Santa Olímpia e Santana foi o aluno Paulo Montenegro, 69. “Superou minhas expectativas. Estou fazendo o curso de monitoria de turismo e acho importantíssimo fazer as visitas técnicas, porque assim podemos vivenciar os locais e compartilhar nossa experiência com outras pessoas”, afirmou.

No bairro Santana, visita aconteceu na vinícola Alma da Videira – Foto: Sabrina Franzol

Conforme a diretora municipal de turismo, Alessandra Freire, a colônia tirolesa de Piracicaba é conhecida tradicionalmente pelas festas da polenta e do vinho, porém, tem outras opções turísticas. “É uma região da cidade que preserva, de forma muito singular, suas características. E o turismo no local engloba não só as festividades, mas os estabelecimentos gastronômicos, a arquitetura das casas, o dialeto. É realmente um espaço que vale a pena visitar”, disse