.: Alunos do projeto Monitoria de Turismo 60+ realizam visita técnica em Tupi

14 de julho de 2023

Os alunos da segunda turma do projeto Monitoria de Turismo 60+, que consiste em um curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade, realizaram na manhã de hoje, quinta-feira, 13/07, a primeira visita técnica na cidade. O local visitado foi o bairro Tupi, incluindo o Horto de Tupi e sítio com plantas medicinais. A realização do curso é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba).

Alunos em visita ao horto de Tupi na manhã de hoje

O início do roteiro de hoje do grupo foi às 8h, quando saíram do prédio da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), onde as aulas teóricas acontecem, e se dirigiram ao bairro Tupi. No Horto, tiveram informações sobre o local, com equipe técnica do espaço, e depois conheceram o sítio do pajé Rosivaldo Caetés, que compartilhou conhecimentos sobre fitoterápicos.

“Essa foi a primeira visita. Ao longo do curso, os matriculados participam de outras, conhecendo diferentes regiões de Piracicaba, com o intuito de incentivá-los a planejarem ações voltadas para o turismo na cidade”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Para o aluno Mario Cavicchioli, 73, a visita a Tupi foi para resgatar memórias e também descobrir um novo espaço. “O horto eu já conhecia e é sempre bom rever. Agora, o sítio do pajé foi uma descoberta para mim. Foi muito útil e realmente vale a pena conhecer”, falou.

Pajé Rosivaldo compartilhou conhecimento sobre plantas medicinais

“Foi uma experiência de conhecimento técnico e também de vivência na natureza. Provocou em mim a ideia de formar grupos para trabalhar a parte ecológica dentro da cidade”, disse Rosanea Favero, 63, outra aluna do curso.

As aulas do projeto Monitoria de Turismo 60+ ocorrem às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Entre os temas abordados estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos. Para receber o certificado de conclusão é necessário ter frequência mínima de 75% nas aulas, além de atingir nota mínima 5 na avaliação.