A quarta etapa da rota turística Circuito Serra do Itaqueri, com trajeto em Piracicaba, foi lançada no sábado, 30/09, com a participação de 120 pessoas em caminhada de 16 km. Os participantes iniciaram o percurso às 6h30 na praça da Bíblia, no bairro Santa Teresinha, e finalizaram por volta das 11h no bairro Santa Olímpia, onde houve show ao vivo, feira gastronômica e exposição de artesanatos. A participação foi gratuita e a Prefeitura de Piracicaba disponibilizou, ao final do percurso, transporte para retorno ao ponto de partida. Todas as etapas podem ser consultadas em circuitoserradoitaqueri.com.br.

pessoas caminhando em estrada de terra, com mochilas nas costas e roupas de trekking
Percurso de 16km começou na praça da Bíblia, no bairro Santa Teresinha, e terminou no bairro Santa Olímpia

O Circuito Serra do Itaqueri tem na sua totalidade cerca de 500 km e foi criado pela Associação Serra do Itaqueri em parceria com as prefeituras municipais das 14 cidades que integram essa região turística, situada no interior de São Paulo. Para promover essa área, repleta de belezas naturais, a Associação realiza o lançamento dos trechos em diversas etapas. O circuito pode ser feito caminhando, pedalando ou a critério do participante, passando por todas as cidades. O lançamento da próxima etapa ainda não tem data definida, mas sairá de Charqueada e terminará em Águas de São Pedro.

No último sábado, a programação ao final do trajeto teve show de Júlia Simões e exposição de artesanatos produzidos por artesãos de Santa Olímpia, Corumbataí e São Pedro. Na ocasião, a feira gastronômica teve batata no cone, chope, pamonhas, pães, doces e suco de couve. A programação foi desenvolvida pela Diretoria de Turismo de Piracicaba, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com a associação de moradores de Santa Olímpia e apoio da Paróquia Maria Estrela da Evangelização.

pessoas caminhando em estrada de terra
Trecho em Piracicaba foi a quarta etapa da rota turística Circuito Serra do Itaqueri

“Foi uma manhã muito agradável, onde pudemos apreciar mais as belezas naturais da nossa região, ao ar livre, e depois participarmos de feira gastronômica e de artesanato, com música ao vivo. É muito bacana ver o quanto o público está engajado em conhecer mais da Serra do Itaqueri, levando em consideração que este circuito é ideal para todos que desejam aproveitar os atrativos das 14 cidades que o compõe,” avaliou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Ela comentou, ainda, que a quarta etapa teve participação, inclusive, de moradores de Nova Odessa, Americana, Campinas, Sta. Bárbara D´Oeste, São Pedro, Sertãozinho e Paulínia.

A realização da etapa em Piracicaba teve apoio da Prefeitura, por meio da Semdettur, Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com orientação de Alexandre Nascimento; SME (Secretaria Municipal de Educação), Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), da Semutran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), da agência de turismo Nas Nuvens e do guia de turismo Edison Ricardo Vicentin.