.: Caminhada turística noturna tem participação de 150 pessoas

17 de maio de 2023

A caminhada turística gratuita Um Rio de Assombrações, que aconteceu na última sexta-feira, dia 12/05, com lendas e informações históricas, passando por diversos pontos da cidade no período noturno, valorizando inclusive a arte cemiterial, teve a participação de 150 pessoas. O trajeto começou às 19h, no Cemitério da Saudade, e seguiu até o Engenho Central, totalizando cerca de 4km de percurso. O evento foi realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o projeto O que Te Assombra.

Cerca de 150 pessoas participaram da caminhada turística noturna na última sexta-feira – Foto Isabela Borghese

No Cemitério da Saudade, os participantes puderam contemplar arquitetura e arte cemiteriais, com túmulos que se destacam pelos tamanhos e formas, e também conhecer histórias de figuras como o médico Alfredo Cardoso, considerado um milagreiro; o pintor e desenhista Almeida Junior, conhecido principalmente por pintar o cotidiano da vida interiorana paulista, e Prudente de Morais, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil.

Caminhada turística noturna teve início no Cemitério da Saudade – Foto Isabela Borghese

Além de informações históricas, ao longo do percurso foram contadas diversas lendas. Uma delas foi a do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local.

“Gostei da proposta e do passeio e até imaginei que seria algo voltado a histórias de ‘terror’ da cidade, porém, tivemos momentos de contextualização histórica. Foi muito divertido e explicativo. Gostei da parte do cemitério onde foram exploradas as histórias dos milagreiros”, falou Bruno Gardin, 26.

No Cemitério da Saudade, participantes puderam contemplar arquitetura e arte cemiteriais – Foto Isabela Borghese

Antes da finalização no Engenho Central, o itinerário contemplou o largo Santa Cruz, a praça José Bonifácio, a Igreja de São Benedito, a Escola Moraes Barros e a Praça da Boyes. As lendas foram contadas pelo roteirista e compositor Thiago de Souza, idealizador do projeto, junto dos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2021, que compila dados e faz resgate histórico sobre o local.

“O projeto tem atraído o interesse de um público bastante diverso, com a presença de crianças acompanhadas dos pais, grupos de amigos, jovens, adultos e idosos. A forma lúdica como as histórias são contadas desperta o interesse e a curiosidade dos participantes, que têm apresentado uma avaliação bem positiva do roteiro”, disse a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, acrescentando que os participantes receberam, após a finalização do roteiro, um questionário avaliativo da atividade e que o retorno foi de 77,8% muito satisfeitos com o roteiro e de 100% de recomendação da caminhada para outras pessoas.

Histórias e lendas de figuras ilustres foram contadas ao longo do percurso – Foto Isabela Borghese

Todas as lendas que integram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA). O evento tem apoio da Guarda Civil, Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente).