.: Caminhada turística Um Rio de Assombrações acontece na sexta-feira, 12/05

9 de maio de 2023

Acontece nesta sexta-feira, dia 12/05, a caminhada turística gratuita Um Rio de Assombrações, com lendas e informações históricas, passando por diversos pontos da cidade no período noturno. Essa atividade é a remarcação do evento que deveria ter ocorrido no dia 14/04, porém, foi adiado devido à chuva. Para a data desta semana, serão abertas mais 50 vagas e os interessados podem fazer as inscrições a partir de amanhã, quarta-feira, 10/05, às 19h, pelo site https://doity.com.br/caminhada-um-rio-de-assombracoes.

Cemitério da Saudade foi construído no ano 1860 e tem túmulos de diversas personalidades de Piracicaba – Foto Isabela Borghese

O trajeto começa às 19h, no Cemitério da Saudade, e segue até o Engenho Central, totalizando cerca de 4km de percurso. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o projeto O que Te Assombra. No dia da caminhada, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.

“Enviamos e-mail aos inscritos da outra vez para que confirmassem a participação e percebemos que nem todos poderão estar na data remarcada, por isso, abriremos mais vagas, para que os interessados tenham a oportunidade de conhecer mais da história da cidade neste roteiro”, explicou a diretora municipal da Turismo, Alessandra Freire.

A caminhada turística Um Rio de Assombrações, além do Cemitério da Saudade e do Engenho Central, tem no itinerário o largo Santa Cruz, a praça José Bonifácio, a Igreja de São Benedito, a Escola Moraes Barros, a Praça da Boyes e a Rua do Porto. Ao longo do percurso, os participantes têm acesso a lendas e informações sobre os túmulos de figuras ilustres de Piracicaba, como Prudente de Morais, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e o padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local.

Ponto de encontro da caminhada é o Cemitério da Saudade – Foto Sabrina Franzol

O roteiro trata, ainda, de figuras como o médico Alfredo Cardoso, considerado um milagreiro, e o pintor e desenhista Almeida Junior, conhecido principalmente por pintar o cotidiano da vida interiorana paulista.

As lendas são contadas pelo roteirista e compositor Thiago de Souza, idealizador do projeto, junto dos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2021, que compila dados e faz resgate histórico sobre o local.

Os organizadores orientam aos participantes o uso de sapato fechado e apropriado para a caminhada, uso preferencialmente de calça, levar água para hidratação e utilizar lanternas.

Todas as lendas que integram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA). O evento tem apoio da Guarda Civil, Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente). Não haverá transporte para retorno dos participantes.

SERVIÇO – Caminhada turística Um Rio de Assombrações. Dia 12/05, às 19h. Ponto de encontro: Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). O trajeto finaliza no Engenho Central. Inscrições: a partir das 19h do dia 10/05, no site: https://doity.com.br/caminhada-um-rio-de-assombracoes. Evento gratuito. Mais informações: (19) 3403-1174.