Marco da Paz de Piracicaba será palco do ato em memória às vítimas do holocausto, no sábado, dia 27

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Associação Memorial Amigos de Sião (Amamos) e o World Jewish Congress, com apoio do Instituto Marco da Paz (IMPAZ) e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizam no sábado, 27/01, às 10h, no Marco da Paz de Piracicaba, no Parque da Rua do Porto, o Ato em Memória às Vítimas do Holocausto. O evento, aberto ao público, integra as ações da Campanha We Remember, que em Piracicaba chega à sua sétima edição.

Em caso de chuva neste sábado, o evento acontecerá no mesmo horário no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.

À frente da iniciativa na cidade desde 2018, o jornalista Mauricio Ribeiro coordena as ações. “O Ato Memorial é uma cerimônia que se repete em vários países nesta data, e o acendimento de velas simboliza a lembrança das vítimas. Em Piracicaba, sete representantes dos sete segmentos de perseguidos pelo nazismo farão o acendimento da Menorah, castiçal cerimonial judaico, reforçando a mensagem de que, mesmo diferentes, somos todos um”, ele comenta.

Estão confirmados representantes da comunidade LGBTQIA+, integrantes da Maçonaria, membros da Sociedade Sírio Libanesa, componentes da comunidade judaica local e um grupo da Pastoral Afro, entre outros. O destaque da edição 2024 fica por conta da presença do venezuelano Victor Sermon, cujo avô, de mesmo nome, foi soldado da resistência belga contra os avanços nazistas na Europa e que por isso foi preso em um campo de concentração, de onde saiu para migrar para as Américas.

Além do encontro no Parque da Rua do Porto, a sociedade civil é convidada a fazer fotos segurando papeis com a #WeRemember e enviar para o e-mail holocaustonuncamais@gmail.com. Posteriormente, as imagens serão projetadas em um telão instalado em Auschwitz com transmissão ao vivo pela internet para todo o mundo.

HISTÓRIA – 27 de janeiro foi o dia em que, há 79 anos, o Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, foi definitivamente fechado; em 1945. Por ele passaram milhões de vítimas do nazismo, entre judeus, ciganos, homossexuais, maçons, deficientes físicos, negros e opositores de Adolf Hitler. A data é o ponto alto da campanha #WeRemember, promovida pelo World Jewish Congress, com sede em Nova York, e realizada na cidade pela Associação Memorial Amigos de Sião, entidade cultural sob a coordenação de Mauricio Ribeiro.

Em sua sétima edição em Piracicaba, a ação chega em um momento delicado, depois que o conflito Israel x Hamas acendeu os ânimos e despertou manifestações por todo o globo. A livre expressão de opiniões em torno da causa palestina, no entanto, tem limite, e é essa a mensagem que o Ato Memorial pretende anunciar na edição 2024. “Não apenas judeus foram mortos durante a Segunda Guerra Mundial, mas representantes de diversas minorias. É para que isso não se repita que estamos nos unindo, pedindo paz concreta, real, e não apenas ideológica”, esclarece Mauricio.