Cemitério da Saudade recebe roteiro noturno gratuito na sexta-feira, 1º/09

29 de agosto de 2023

Na próxima sexta-feira, dia 1º/09, acontece no Cemitério da Saudade o roteiro noturno gratuito de contação de histórias e lendas Saudade e Suas Vozes. Serão duas turmas, de 80 vagas cada, às 19h e às 20h45. As inscrições estarão disponíveis a partir de quarta-feira, 30/08, às 19h, pelo site: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. A realização é do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).

Imagem do cemitério à noite, com prédio ao fundo e pessoas ao redor, em ambiente noturno
Roteiro noturno de contação de histórias e lendas é na sexta-feira

Durante a caminhada pelo cemitério, as lendas são contadas pelo compositor e contador de histórias Thiago Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o local.

Entre as histórias explanadas estão as dos túmulos de Prudente de Moraes, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. As lendas também estão disponíveis no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

Imagem de túmulos do cemitério da Saudade, durante o dia
Inscrições para atividade no cemitério começam dia 30 de agosto e são gratuitas

“Em todos os roteiros que realizamos no cemitério, sempre nos surpreende o interesse da população em participar. A repercussão é sempre muito positiva e nosso intuito é oferecer cada vez mais atividades como esta, valorizando um espaço do nosso município que é riquíssimo em história e apresentando-o de uma perspectiva diferente”, comentou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.

Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais (devidamente inscritos) não precisam se inscrever. Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade. Em caso de chuva, o passeio será reagendado e brevemente informada nova data por meio das redes sociais da Prefeitura.

SERVIÇO – Roteiro noturno gratuito Saudade e Suas Vozes. Dia 1/09, às 19h e 20h45, no Cemitério da Saudade (avenida Piracicamirim, 2201, Vila Monteiro). Inscrições estarão disponíveis a partir do dia 30/08, quarta-feira, às 19h, pelo site: https://doity.com.br/piracicaba-saudade-e-suas-vozes. Mais informações: (19) 3403-1356.