Curso gratuito Agente de Informações Turísticas realiza aula inaugural

14 de setembro de 2023

A aula inaugural do curso gratuito Agente de Informações Turísticas, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Senac, aconteceu hoje, quarta-feira, 13/09. Todas as 30 vagas foram preenchidas, entretanto, há cadastro para lista de espera no site turismopiracicaba.com.br, caso haja desistência de algum inscrito nesta fase inicial das aulas. O curso completo tem 200 horas e está previsto para terminar no dia 18/12. As aulas ocorrem às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, no Senac, situado na rua Santa Cruz, 1.148.

Imagem com diversas pessoas sentadas, que são os alunos, em uma sala com computadores e um homem em pé, que é o professor
Aula inaugural aconteceu na manhã desta quarta-feira

“Estamos agora qualificando mais pessoas para fortalecermos o turismo em Piracicaba. Quando os turistas são bem recebidos, é muito maior a chance de eles retornarem ao nosso município e divulgarem positivamente a cidade. Deste modo, movimentamos cada vez a nossa economia”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, acrescentando que a Semdettur já ofereceu duas edições do curso monitoria de Turismo 60+, também gratuito, criado para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.

Entre as temáticas a serem abordadas nas aulas do curso Agente de Informações Turísticas estão atendimento a turistas, visitantes e moradores locais, sugerindo roteiros e atrativos turísticos; informações sobre atrações e infraestrutura de apoio ao turismo no contexto local e comunicação com clareza, objetividade, dinamismo e cortesia.

Mulher com camiseta vermelha, usando óculos de grau e possui cabelo cacheado, gesticulando as mãos
Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo, durante abertura do curso

“A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa, de capacitar as pessoas para que possam mostrar o que a cidade tem de melhor. Inclusive, minha intenção é atuar com turismo receptivo em Piracicaba”, comentou a aluna Lúcia Cortez, 52, que está frequentando as aulas junto do marido, Fábio Fernandes, 54, que já é guia de turismo profissional. “Com certeza esse curso contribuirá para o aprimoramento dos meus conhecimentos e também para a troca de experiências, além de legitimar os estudos, já que na conclusão receberemos o diploma”, disse.

Uma mulher de cabelo nos ombros e camiseta branca ao lado de homem careca com camiseta azul
Entre os alunos do curso estão Lúcia Cortez e Fábio Fernandes, casal que empreende na área do turismo

“Estamos trabalhando com intensidade para que toda a rede profissional do turismo na cidade seja qualificada. Além dos cursos de formação, atualmente estamos com os empresários do setor em programa de desenvolvimento de negócios turísticos, junto do Sebrae”, contou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Todos os alunos que tiverem a frequência mínima necessária no curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1356.