Edu Grosso desenvolve obra alusiva aos 50 anos do Salão de Humor na Rua do Porto

17 de agosto de 2023

Em referência aos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o artista visual piracicabano Edu Grosso desenvolveu, voluntariamente, obra artística na parede de um dos sanitários públicos da região da Rua do Porto, nas proximidades do Casarão do Turismo. A pintura retrata um palhaço que, no lugar do tradicional nariz vermelho, possui um lápis equilibrando, em sua ponta, o globo terrestre sorrindo. A obra colorida mede 4,5m x 3m.

Imagem feita pelo artistas retrata um palhaço que, no lugar do tradicional nariz vermelho, possui um lápis equilibrando, em sua ponta, o globo terrestre sorrindo
Obra é alusiva aos 50 anos do Salão de Humo de Piracicaba – Foto Justino Lucente

“A ideia é marcar a passagem histórica dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba em um local de grande fluxo de pessoas. É uma homenagem a este evento que se confunde com minha vida pessoal e profissional, sendo um dos nossos maiores eventos culturais que permanece importante e vivo há cinco décadas”, comentou o artista, que já teve obras selecionadas para diferentes edições do Salão, foi premiado por diversas vezes e também já participou dos júris. Inclusive, na mostra deste ano, ele integra o Júri de Seleção.

Artista durante criação da obra e pessoas observando ele
Durante processo de produção, obra feita por Edu Grosso atraiu quem passava pelo local – Foto Justino Lucente

No mesmo prédio da mais recente obra, Edu Grosso fez outro trabalho, mas em janeiro, como parte do projeto Pira em Cores, criado pela Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com o intuito de levar arte visual para diferentes locais da cidade e valorizar artistas locais. Na ocasião, ele realizou o trabalho com o artista Erasmo Spadotto, com desenhos alusivos à cidade, como a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, o rio Piracicaba, a Piracema, o Engenho Central, a passarela Pênsil, os ipês e as capivaras.

“Ficamos bastante contentes com esse trabalho do Edu Grosso. Foi realmente um presente para Piracicaba, fazendo menção ao Salão de Humor, evento que dá visibilidade ao nosso município no mundo todo, atraindo turistas de diferentes regiões”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.