Evasão nas entrevistas de emprego

11 de março de 2019

Em tempo de desemprego, observamos diariamente os mais diversos pedidos de ajuda na colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Porém, há uma situação que ocorre com frequência e é até difícil de acreditar: a quantidade de candidatos que faltam nas entrevistas é grande.

Em 2018, dos 16.351 candidatos encaminhados pela SEMTRE – Secretaria Municipal do Trabalho e Renda/CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador, 2.094 não compareceram à entrevista de emprego, ou seja, aproximadamente, 13% desistiram de participar do processo seletivo. Estes números não são diferentes quando nos referimos a 2019, visto que, dos 3.165 candidatos encaminhados, 467 não compareceram à entrevista, ou seja, o percentual de desistência se aproximou dos 15%.

Esses percentuais acima impressionam, pois não há vagas sobrando no mercado de trabalho e a economia brasileira ainda caminha a passos lentos para um quadro de melhora.

As evasões nas entrevistas de emprego prejudicam tanto o empregador que conta com a presença do candidato para poder fechar a vaga, bem como o candidato que poderia ter sido encaminhado no lugar do outro que faltou.

Diversos são os motivos das desistências. Dentre os principais podemos destacar a avaliação tardia da vaga fazendo com que o candidato aceite o encaminhamento e, mais tarde, ao avaliar, percebe que não vale a pena. Nota-se, também, que o desemprego torna a pessoa muito frágil, deixando-a insegura e com baixa autoestima fazendo com que a mesma desista da vaga ao saber que concorrerá com diversos outros concorrentes.

A fim de amenizar este quadro agravante, a SEMTRE/CAT orienta os candidatos a comparecer as entrevistas, mas mesmo assim, ainda é grande a quantidade de desistências.