Festival gastronômico Comida na Rua acontece neste fim de semana, com dez cervejarias

4 de agosto de 2023

Com a participação de dez cervejarias e mais de 40 variedades de cervejas artesanais nos estilos pilsen, IPA, lager, weissbier, entre outros, a quinta edição do festival gastronômico Comida na Rua acontece neste fim de semana, sábado e domingo, dias 5 e 6/8, das 11h às 22h, na praça José Bonifácio. O evento, que integra a programação de aniversário dos 256 anos da cidade, terá 18 chefs e cerca de 70 opções de pratos com preço máximo de R$ 40, além de seis shows ao vivo gratuitos. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).

Imagem de copo de cerveja cheio
Evento terá mais de 40 estilos de cervejas artesanais

As cervejarias confirmadas são Cevada Pura, Dama Bier, Em Nome do Malte, Green Fish, Leuven, Nhô Quim, Peixe Para, Vibeer, Germânia e a Tutta Birra, que colocarão à disposição do público cervejas de estilos pilsen, weiss, hop lager, red ale, IPA, american pale ale, witbier e até opções com frutas vermelhas. O copo padrão de 400ml será vendido a preços de R$12, R$15 ou R$18, dependendo do estilo.

“Esse festival tem como intuito principal democratizar e difundir a gastronomia da cidade, ocupando espaço público de fácil acesso, além de proporcionar lazer aos piracicabanos e turistas. É uma oportunidade para a população e visitantes experimentarem o melhor da gastronomia que temos a um preço acessível, além de se divertir com muita música, em um evento para toda a família”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

A Hop Flyers servirá três cervejas: a Mosaic (Hop Lager), a Guava (Session IPA com Goiaba) e a Free Fly (American IPA). Já a Cevada Pura terá outros três estilos: Pilsen, Tropical IPA e a Red Ale.

Todas as marcas presentes estarão com suas IPAs e apenas a Vibeer terá em suas torneiras uma Viena Lager, sua mais nova criação.

A mais caipira das cervejarias piracicabanas, a Peixe Para levará ao festival três de suas cervejas e de nomes para lá de sugestivos, encontrados no Dicionário do Dialeto Caipiracicabano – Arco, Tarco e Verva, do escritor Cecilio Elias Neto. As receitas são do caipira Caio Truffi Polacow Sabbagh, que batizou a pilsen de “Pirse”; a Session IPA se chama “Ipa num vortá”; e a APA é a “APAmonha”.

“Montaremos na praça 10 estações de cervejas de cada um dos estabelecimentos cervejeiros de Piracicaba. A Cevada Pura trará também sua marca mais nova, que é a Hop Flyers Brewing, totalizando seis estilos, e a Germânia, que é da cidade de Vinhedo, mas tem um pub na cidade, terá três estilos”, comentou a jornalista e chef de cozinha Patrícia Guimarães (da página @senhoramesa), curadora e responsável pela organização gastronômica do evento desde a primeira edição, em 2016.

Neste ano, as tendas e mesas para o público serão montadas no entorno do coreto da praça, para mais espaço e conforto. Esta é a primeira vez, desde a estreia do festival, que ele ocorre em dois dias. No ano passado, o evento teve público de cerca de 2.500 pessoas.

MÚSICA – Além de menu para agradar todos os gostos, o 5º festival gastronômico Comida na Rua terá atrações musicais variadas. No sábado, 5/08, os shows serão de Julia Simões, às 11h; Geninho Morato, às 15h, e Os Londrinos, às 19h. No domingo, 6/08, o palco terá Rabo de Saia, às 11h; Juca Ferreira, às 14h e Sandra Rodrigues, às 17h.

SERVIÇO – 5º Festival Gastronômico Comida na Rua. Dias: 5 e 6/08 (sábado e domingo), das 11h às 22h, na praça José Bonifácio. Entrada gratuita. Todos os participantes e novidades pelos Instagrans @comidanarua.piracicaba e @visite.piracicaba. Mais informações: (19) 3403-1174.

Confira todos os participantes:

RESTAURANTES: Kibe do Hassib, Pitmaster Cadu Galucci, The Pizza Map, DonaLoka, Vanilla Eat Energize, Ágora Boulevard, Avivar, Umami Cozinha Asiática, La Ninha Empanadas, Smal Smash, Pudim das Galáxias, Empório Pira, Sucré la Vie, Poraquê Culinária Amazônica, Espaço Beneficente da Catedral, Arteira´s Candy & Bar, Porto do Norte, Giardino Ristorante, Gigi Vino & Cucina, Zuleika´s Doces Piracicaba.
CERVEJARIAS: Dama Bier, Cevada Pura, Leuven, Green Fish, Nhô Quim, Tutta Birra, PeixePara, Vibeer, Germânia e Em Nome do Malte.
BIKES: Oliver Vinhos, Breathe & Coffee, Stab Sorvetes, Borelli Gelatos