Festival gastronômico Comida na Rua reúne público de 8.000 pessoas

8 de agosto de 2023

Com público de cerca de 8.000 pessoas, a quinta edição do festival gastronômico Comida na Rua aconteceu neste último fim de semana, sábado e domingo, dias 5 e 6/8, das 11h às 22h, na praça José Bonifácio. O evento teve cerca de 70 opções de pratos com preços de no máximo R$ 40, mais de 40 variedades de cervejas artesanais e diversos shows ao vivo gratuitos, como parte da programação de aniversário dos 256 anos de Piracicaba. A realização foi da Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).

Imagem de muitas pessoas juntas no espaço reservado para o evento
Festival Comida na Rua teve público de cerca de 8 mil pessoas na quinta edição

“O evento superou nossas expectativas. Ficamos muito contentes com o público presente, que pôde aproveitar um ambiente bastante familiar, degustar pratos variados e se divertir em um espaço público do nosso município. Além disso, tivemos retornos muito positivos dos chefs e cervejarias participantes, que tiveram esse espaço para divulgar a gastronomia diversa de Piracicaba e movimentar a economia da cidade, inclusive com a presença de pessoas de cidades da região”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Imagem de músicos em cima de um palco cantando e tocando
Evento teve diversos shows ao vivo gratuitos

Participaram, ao todo, 28 chefs/restaurantes e cervejarias artesanais do município. Os restaurantes presentes foram Kibe do Hassib, Pitmaster Cadu Galucci, The Pizza Map, DonaLoka, Vanilla Eat Energize, Ágora Boulevard, Avivar, Umami Cozinha Asiática, La Ninha Empanadas, Smal Smash, Pudim das Galáxias, Empório Pira, Sucré la Vie, Poraquê Culinária Amazônica, Espaço Beneficente da Catedral, Arteira´s Candy & Bar, Porto do Norte, Giardino Ristorante, Gigi Vino & Cucina, Zuleika´s Doces Piracicaba. Já as cervejarias presentes foram Dama Bier, Cevada Pura, Leuven, Green Fish, Nhô Quim, Tutta Birra, PeixePara, Vibeer, Germânia e Em Nome do Malte. E participaram, também, as bikes da Oliver Vinhos, Breathe & Coffee, Stab Sorvetes, Borelli Gelatos

Foram vendidos mais de 5.000 porções dos alimentos disponíveis e mais de 4.000 litros de chope.

Imagens de lanches segurados por pessoas
Público teve à disposição cerca de 70 opções de pratos com preços de no máximo R$ 40

“O evento foi sensacional. Acho que é uma oportunidade de mostrar cada dia mais que Piracicaba está entrando em um roteiro gastronômico muito forte, com diversidade de produtos, pois não somos mais apenas a terra do peixe. Sabemos trabalhar com a gastronomia de alto nível. E levando para a rua, damos a oportunidade para as pessoas conhecerem comidas diferenciadas. Agradeço os organizadores que disponibilizaram tudo para trabalharmos”, falou Felipe Peron Cury, proprietário do restaurante Avivar.

Imagem de pessoa enchendo um copo com chopp
Em 2023, Comida na Rua teve venda de mais de 4 mil litros de chopp

Desde a primeira edição, em 2016, o Comida na Rua acontece com curadoria e organização gastronômica da jornalista e chef de cozinha Patrícia Guimarães, da página @senhoramesa. Neste ano, as tendas e mesas para o público foram montadas no entorno do coreto da praça, para mais espaço e conforto. E esta foi a primeira vez que ele ocorreu em dois dias, tendo como atrações musicais Julia Simões, Geninho Morato, Os Londrinos, Rabo de Saia, Juca Ferreira e Sandra Rodrigues.