Inscrições do concurso fotográfico para criação de calendário de mesa terminam quinta-feira, 31/08

29 de agosto de 2023

As inscrições para a primeira edição do concurso de fotografia Calendário Turístico Visite Piracicaba terminam nesta quinta-feira, 31/08. O intuito é que interessados enviem imagens de atrativos turísticos do município a serem selecionadas para integrar o calendário de mesa que a Prefeitura de Piracicaba desenvolverá para o próximo ano. A participação é gratuita. O regulamento na íntegra pode ser acessado em turismopiracicaba.com.br. A realização é da Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).

Imagem da passarela pênsil, um dos principais pontos turísticos de Piracicaba. Imagem diurna, com céu azul
Passarela pênsil é um dos principais pontos turísticos do município

Para participar é necessário ter 18 anos ou mais, não sendo obrigatório residir em Piracicaba, porém, as fotografias devem retratar apenas áreas localizadas no município. Cada participante pode inscrever apenas uma foto, que deve ser enviada por e-mail para concursofotografico@piracicaba.sp.gov.br. É obrigatório que as fotos estejam nos formatos JPEG, PNG e JPG, na orientação horizontal e com 300 DPI de resolução, no mínimo. Cada arquivo deve conter o nome do participante (exemplo: josedasilva.jpg).

Para validar a inscrição é necessário apresentar as seguintes informações no e-mail com a fotografia: título da foto, local onde foi tirada, nome do participante, idade, RG, CPF, profissão, e-mail, telefone e endereço completo. As fotos podem receber tratamento digital, entretanto, não será permitido fazer alterações nas imagens. As fotografias precisam ter coerência temática e serem inéditas, ou seja, nunca publicadas em outro concurso.

Serão selecionadas 13 fotografias para o calendário, sendo uma para a capa e outras 12 correspondentes aos 12 meses do ano. Haverá premiação para os autores das três fotos mais bem pontuadas pela equipe de seleção. Menores de 18 anos podem participar, mas com autorização dos pais ou responsáveis.

“Nosso objetivo com esse concurso é envolver os moradores e turistas de Piracicaba na escolha dos mais belos atrativos turísticos da cidade, valorizando o que o município oferece e, também, contribuindo para a preservação da memória cultural e ambiental de Piracicaba”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Imagem do Tanquã, um dos bairros de Piracicaba, que é conhecido como o minipantanal paulista, porque tem abundância de água e diversidade de espécies animais. A imagem tem aves, um baco e as águas do Tanquã
Tanquã é conhecido como o minipantanal paulista

SELEÇÃO – As fotos serão selecionadas por meio de Comissão Julgadora constituída pela Prefeitura de Piracicaba e Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba). Serão considerados como critérios de avaliação as cores da fotografia, os aspectos da composição e a mensagem transmitida pela imagem. O resultado dos vencedores será publicado no site oficial da Prefeitura de Piracicaba, em setembro, e também no site do Turismo de Piracicaba.

PREMIAÇÕES – Os autores das fotos com mais pontuações pela comissão julgadora terão como prêmio: excursão para o Zoológico e o Mercadão de São Paulo, com direito a um acompanhante, para os 1º e 2º lugares, oferecida pela Agência de Turismo Monte Alegre, e voucher para jantar no Restaurante Avivar, em Piracicaba, com direito a um acompanhante, para o 3º lugar. A foto ganhadora em primeiro lugar estampará a capa do calendário.

SERVIÇO – Concurso de fotografia Calendário Turístico Visite Piracicaba. Participação gratuita. Inscrições: até 31 de agosto, por e-mail para concursofotografico@piracicaba.sp.gov.br. Regulamento na íntegra pode ser acessado em turismopiracicaba.com.br. Informações: (19) 3403-1356.