Inscrições para roteiro turístico noturno gratuito no Cemitério da Saudade começam na quarta-feira, 23/11

22 de novembro de 2022

Autor: Texto e foto: Sabrina Franzol

Na próxima sexta-feira, 25/11, acontece no Cemitério da Saudade mais uma caminhada turística noturna Saudade e Suas Vozes. O passeio, gratuito, é composto por lendas urbanas e histórias de personalidades locais. As inscrições para participação no evento podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 23/11, às 19h, no site turismopiracicaba.com.br. Estarão disponíveis 160 inscrições e os participantes serão divididos em dois grupos de 80 pessoas cada.

Este passeio é exclusivo no Cemitério da Saudade, com lendas urbanas e informações sobre personalidades locais

O primeiro passeio começa às 19h e o segundo às 20h30. A realização é do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e com apoio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e da Guarda Civil. Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.

Durante a caminhada pelo Cemitério da Saudade, as lendas são contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado no ano passado, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o local.

Entre as histórias explanadas durante a visita estão a de Prudente de Moraes, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e o padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, o caixão teria caído no lugar onde está até hoje porque não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. O roteiro trata, ainda, de figuras como o médico Alfredo Cardoso, considerado um milagreiro, e o pintor e desenhista Almeida Junior, conhecido principalmente por pintar o cotidiano da vida interiorana paulista.

“O Cemitério da Saudade também é um espaço para aprender muito sobre a cidade, porque tem valor histórico incontestável, com riquezas artística e arquitetônica. É um aparelho público que, além de aplicações sanitárias, colocou lado a lado, desde quando foi criado, personalidades que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento de Piracicaba”, comentou Alessandra Freire, diretora municipal de Turismo.

As lendas que integram a caminhada Saudade e Suas Vozes podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

SERVIÇO – Inscrições para a Caminhada turística noturna Saudade e Suas Vozes. Dia 23/11, quarta-feira, a partir das 19h, no site turismopiracicaba.com.br. O passeio será na sexta-feira, 25/11. Mais informações: (19) 3403-1356.