Formandos sentados prontos para cerimônia
A formatura aconteceu nesta manhã no Presídio de Piracicaba

O prefeito Luciano Almeida e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Ribeiro, estiveram na manhã de hoje, 28/09, na Penitenciária de Piracicaba, localizada na rodovia Laércio Corte Km132, para acompanhar a formatura dos detentos que participaram da Jornada de Cidadania e Trabalho e Renda. O evento é uma ação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com o objetivo de oferecer aos custodiados um conjunto de serviços essenciais, trazendo um mutirão de atividades que forneçam o suporte necessário para o retorno à vida em liberdade.

A formatura contou com a presença do diretor técnico da Penitenciária de Piracicaba, Élcio José Bonsaglia, do juiz Luiz Antonio Cunha, do defensor público Anízio Vieira, do diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), Maurício Arantes Romero Gonçalves e

do diretor técnico da Saúde responsável pela DRS 10, Moises Taglieta, entre outras autoridades.

Durante a jornada foram realizados serviços de emissão de documentos, orientações de reintegração social, atendimento jurídico, palestras sobre empregabilidade e serviços de saúde ministradas aos 1.258 detentos da Penitenciária de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida ressaltou que a iniciativa é importante para ajudar os detentos a se reintegrarem à sociedade. “Eles precisam de qualificação profissional para que possam garantir o seu ganha pão e assim não voltar mais à criminalidade. Vamos estudar a possibilidade de conversar com as empresas da cidade para que elas possam absorver essa mão de obra”, destacou o prefeito.

O prefeito de Piracicaba, Luc iano Almeida, de paletó escuro, fala ao microfone.
O prefeito Luciano Almeida disse que vai conversar com as empresas da cidade para tentar a contratação dos detentos que concluíram o programa

Segundo José Luiz Ribeiro, a Semdettur participou da Jornada voltada aos detentos, oferecendo cursos e palestras voltadas para a cidadania, trabalho e renda. “Assim damos uma oportunidade para que cada ser humano que cometeu um delito possa se recuperar e voltar a ter um emprego que lhe garanta sustento e dignidade”, disse o secretário.

“A prisão é um momento transitório na vida dos detentos que depois vão sair e voltar a ter uma vida normal. Por isso é importante que todos os setores da sociedade se envolvam nesse processo de recuperação para que isso realmente aconteça”, frisou Elcio José Bonsaglia.

O prefeito Luciano Almeida, primeiro à esquerda, ao lado de Elcio José Bonsaglia e José Luiz Ribeiro
Prefeito Luciano Almeida, Elcio José Bonsaglia e José Luiz Ribeiro