O prefeito Luciano Almeida disse que Piracicaba está fazendo história ao lançar o Seminário de Hidrogênio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Secretaria de Governo (Semgov), realizou hoje, 31/10, o lançamento oficial do Seminário de Hidrogênio para um grupo formado por entidades e atores envolvidos ao setor de Energia.

O Seminário de Hidrogênio, previsto para acontecer em Piracicaba em março de 2024, pretende fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis.

Ricardo Martins, vice-presidente da Hyundai, conversa com o prefeito Luciano Almeida durante o evento desta manhã

O evento contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, Luís Fernando Dagnone Cassinelli, secretário de Governo, José Luiz Ribeiro, secretário da Semdettur, Ricardo Augusto Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motors, Eric Gomes, presidente do Simespi, Marcelo Cançado, presidente da Acipi, Andréa Pavani, da área de sustentabilidade da Coplacana, Henrique Amorin Neto, presidente da APLA, e do vereador Josef Borges, representando o Legislativo.

José Luiz Ribeiro disse que o evento terá abrangência internacional

O prefeito Luciano Almeida disse que Piracicaba sempre teve tradição na pesquisa voltada para combustíveis renováveis e que atualmente possui todas as condições e infraestrutura favorável para consolidar e dar celeridade à tecnologia e inovação em busca de combustíveis limpos. “Tenho a certeza de que hoje estamos fazendo história ao lançar as bases para o Seminário de Hidrogênio”, disse o prefeito.

José Luiz Ribeiro, titular da Semdettur comentou que o seminário terá uma abrangência internacional, envolvendo grandes empresas e personalidades comprometidas com o Meio Ambiente e que estão em buscar de fontes de energia renovável. “Vamos promover o debate sobre uma pauta de interesse mundial da qual depende o progresso e o futuro da humanidade”, frisou Ribeiro.

O lançamento aconteceu no hall do teatro Erotídes de Campos

“O primeiro passo foi dado ao reunirmos aqui hoje as empresas e centros de pesquisa que no futuro vão desenvolver novas tecnologias em torno do hidrogênio e outros combustíveis de energia renovável. Importante ressaltar que o nosso evento, em março vai ser o berço de todas essas discussões que envolvem progresso e sustentabilidade”, frisou Cassinelli.

Luis Cassinelli disse que o seminário vai ser o berço das discussões que envolvem progresso e sustentabilidade

O diretor-executivo da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), Renato Albuquerque Ferreira, destacou que em 2024 Piracicaba terá um laboratório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e que o fato deve fomentar ainda mais as bases tecnológicas no município para a pesquisa e desenvolvimento de energias limpas e renováveis.