Monte Alegre recebe oficinas do programa para desenvolvimento de negócios turísticos

22 de agosto de 2023

O bairro Monte Alegre e região da avenida Carlos Botelho sediam nesta semana as OPPs (Oficinas de Planejamento Participativo) do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os encontros, abertos e gratuitos a interessados e trabalhadores do setor turístico, acontecem amanhã e quarta-feira, dias 22 e 23/08, às 19h, no The Wall, situado na avenida Comendador Pedro Morganti, 4.955. Inscrições podem ser feitas no site turismopiracicaba.com.br.

Imagem com diversas pessoas sentadas ao redor de mesas, divididas em grupos, demonstrando que estão discutindo assuntos
Oficinas do programa para desenvolvimento de negócios turísticos acontecem esta semana no bairro Monte Alegre

A estreia do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba aconteceu em julho, com foco em discussões a respeito do turismo na região da Rua do Porto. Depois, foram Artemis, Tupi e a colônia tretino-tirolesa formada por Santana e Santa Olímpia.

Na Oficina de Planejamento Participativo são abordadas técnicas de elaboração de planejamento e as equipes participantes trabalham em conjunto, de forma consensual, visando tomada de decisões estratégicas para o sucesso do projeto coletivo, envolvendo aspectos financeiros, mercado, marketing, logística e legislação. Ao final da oficina, os participantes têm a base de um projeto participativo focado em resultados, com objetivos, metas e suas corresponsabilidades para uma boa execução do projeto ao qual estão inseridos.

“Essas oficinas são muito válidas para construção de uma visão coletiva das regiões turísticas e também para levantamento de demandas e oportunidades. Desta forma estamos qualificando o município, visando a melhor experiência de quem já vive aqui ou visita a cidade”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Após a conclusão das OPPs, existirão consultorias individualizadas para os negócios, sendo que o Programa inclui cinco meses de acompanhamento por equipe do Sebrae e reuniões na própria comunidade, com o intuito de colaborar para o progresso dos integrantes do setor.

SEMINÁRIO – Também como parte do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, ocorre nesta quinta-feira, 24/08, a partir das 18h30, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro), o seminário gratuito intitulado Experiências e Tendências para o Turismo em Piracicaba. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Sebrae, FIA (Fundação Instituto de Administração) e Sesc. Na ocasião, haverá palestra de Carlos Alberto Leal Rodrigues, consultor da Fundação Instituto de Administração – USP (Universidade de São Paulo), que abordará o tema turismo de experiência. Em seguida, tem bate-papo com Luiz Fernando Koury, representante da agência de turismo Nas Nuvens, e Ivan Correr, da Rota Tirolesa, que são empresários de Piracicaba que já trabalham com o turismo de experiência. A mediação será de Marta Poggi, consultora especializada em tendências, marketing e transformação digital no turismo. Para participar é necessário se inscrever em: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-turismo-experiencias-e-tendencias-para-o-turismo-em-piracicaba/2116607. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1174.