Mulheres participam da 2ª edição do curso de mecânica promovido pela Semtre

29 de agosto de 2019

Texto e fotos: Ronaldo Castilho

Ação foi parceria entre Prefeitura, Sindicato dos Metalúrgicos e Elring Klinger

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, em parceria com a empresa Elring Klinger, realizaram, nos dias 27 e 28 de agosto, a 2ª edição do curso de mecânica. Foram oferecidas 200 vagas no total, 100 delas, no segundo dia, foram exclusivas para mulheres.

O prefeito Barjas Negri, que esteve no local, agradeceu a parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e a Elring Klinger. “Quero agradecer o Sindicato e a Elring Klieger por estarem sempre atentos à qualificação dos profissionais que querem ingressar na área da mecânica. Essa é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem novas tecnologias, ampliarem os seus conhecimentos, além de adquirir novas experiências”, disse.

“Na 1ª edição do curso de mecânica para mulheres foram disponibilizadas 100 vagas, mas 634 mulheres fizeram a inscrição no site da Semtre. Diante disso, abrimos a 2ª edição com as vagas remanescentes. Isso mostra que as mulheres estão em igualdade de condições, buscando seu espaço e suas conquistas e demonstrando que hoje temos que acabar de uma vez por todas com essa diferença entre homens e mulheres”, enfatizou José Luiz Ribeiro, secretário municipal de Trabalho e Renda.

Elisangela Souza Freitas é auxiliar de limpeza e sempre se interessou por mecânica. “Eu fiquei sabendo do curso no site da Semtre, fiz a inscrição, mas fiquei na lista de espera, e agora fui chamada para fazer o curso nesta 2ª edição. Fazer esse curso é uma oportunidade para que eu possa me ingressar na carreira”, disse.

Elke Esteves de Jesus ressalta a importância de se buscar a qualificação. “Sou auxiliar financeira, mas atualmente estou desempregada, e acho muito importante essa parceria entre a Prefeitura e a Elring Klinger, que nos proporciona a oportunidade de nos qualificarmos para buscarmos novas oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou.