Novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda é empossado

8 de fevereiro de 2024

O prefeito Luciano Almeida empossou hoje, quarta-feira, 07/02, o novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER), Wagner da Silveira. A reunião de posse aconteceu no Gabinete do prefeito, no Centro Cívico, com a presença do secretário José Luiz Ribeiro, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), e representantes e dos sindicatos membros do conselho.

O CTER é formado por representantes do poder público, bancada patronal e dos trabalhadores. A presidência tem mandato de dois anos e é alternada entre as três representações. Wagner da Silveira assume o conselho para o biênio 2024/2025, representando os trabalhadores, posição ocupada no biênio anterior por Marcelo Arruda Marques, da bancada patronal.

Novo presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda toma posse no Centro Cívico

Durante a posse, Luciano Almeida destacou a importância da capacitação dos trabalhadores para manter os índices positivos de emprego na cidade e um olhar no futuro para planejar as ações de geração de renda.

“Conte sempre conosco, porque o que nos diferencia é isso, fazer as coisas sempre juntos, sociedade civil, Prefeitura e entidades. Se alguém me perguntar: ‘por que Piracicaba é diferente?’ É isso, a gente sempre trabalhou junto”, disse o prefeito.

“Esse 2023 a gente fez muita coisa, e o conselho participou em todas as ações [que geraram emprego]. Estamos entregando aqui tudo o que vai acontecer esse ano, tem trabalho, renda, turismo, para que o conselho tenha ciência e possa deliberar, e participar”, completou Ribeiro, secretário da Semdettur.

José Luiz Ribeiro (à esq.), ao lado de Wagner da Silveira, presidente do CTER, e o prefeito Luciano Almeida

“O Zé (José Luiz Ribeiro) fala que o trabalhador sem emprego é um trabalhador sem direito, não tem FGTS, não tem seguro-desemprego. O emprego faz com que todo mundo cresça, evolua e tenha direito. Então nós estamos trabalhando aqui no conselho pra que tenha trabalho e tenha renda, e o nosso objetivo é fazer com que as coisas continuem andando na cidade, só precisamos caminhar juntos”, declarou Silveira ao assumir o cargo.

O CONSELHO – Entre algumas atribuições do Conselho estão deliberar e definir Políticas Municipais de Trabalho, Emprego e Renda, em consonância com a Política Nacional da área, apreciar e aprovar os planos de ações e serviços do SINE, na forma estabelecidas pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), aprovar a prestação de contas anual do Fundo Municipal do Trabalho, além de deliberar assuntos relacionados à geração de emprego, renda e capacitação de trabalhadores.