.: Oportunidade: mutirão de emprego da Semdettur atendeu 2.000 mulheres

29 de março de 2023

Autor: Texto: Maurício Cantoni – Fotos: Isabela Borghese/Maurício Cantoni

Cerca de 2.000 mulheres participaram hoje, terça-feira, 28/03, do mutirão de empregos promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), que ofereceu 215 vagas exclusivas para o público feminino nas principais empresas do município. A ação foi realizada na Fundação Municipal de Ensino (Fumep).

A equipe da Semdettur imprimiu cópias de currículos para os participantes

O evento fez parte de programação especial desenvolvida pela Semdettur para o mês de março, com o intuito de convidar a sociedade para refletir sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, além de oferecer vagas específicas para esse público.

As mulheres que deixaram seus currículos com as empresas participantes devem aguardar pelo contato do setor de recursos humanos. Se o currículo for compatível com a vaga oferecida o contrato será para início imediato.

O prefeito Luciano Almeida conversou com as mulheres durante o mutirão

O prefeito Luciano Almeida disse que a proposta de realizar um mutirão de empregos específico para o público feminino se mostrou acertada, diante do grande número de pessoas que passaram pela Fumep. “Nosso objetivo é gerar emprego e renda para que o cidadão tenha capacidade de gerenciar a sua própria vida. Acredito que com essa ação demos uma importante contribuição para a igualdade de gênero no mercado de trabalho”, destacou Luciano.

Erica Normilio, à esquerda, chegou às 7h20 na Fumep em busca de uma oportunidade de emprego

José Luiz Guidotti Júnior, titular da Semdettur, ficou muito satisfeito com a participação do público feminino. “Por volta das 8h30, horário previsto para o início da programação, já tínhamos quase 500 pessoas esperando na fila. Isso mostrou que precisamos fazer mais ações em prol da empregabilidade da mulher”, ressaltou.

Cris Batochio, assessora em trabalho e renda, disse que a Semdettur já está pensando em adicionar esse evento ao calendário anual da secretaria.

Regiane Martins, da CNH Industrial,  achou gratificante participar do evento

DEPOIMENTOS – A venezuelana Elsy Margarita Martinez, que reside em Piracicaba desde 2021, deixou o seu currículo em todas as empresas participantes. Desempregada há 8 meses ela aprovou a iniciativa da Prefeitura, dizendo que está buscando uma vaga como cozinheira.

Erica Normilio, 39, disse que chegou às 7h20 na Fumep em busca de um emprego como operadora de produção. Ela gostou da proposta de um mutirão de empregos para mulheres porque acredita que ações como essa podem diminuir a discriminação do público feminino na contratação para o mercado de trabalho.

Mesmo sendo a última pessoa da fila, Beatriz França, mantinha a esperança de conseguir uma vaga de emprego

Quando foi entrevistada, Beatriz Cardoso França, 22, era a última pessoa da fila e mesmo assim se mostrava esperançosa em conseguir uma vaga como auxiliar de comércio. “Nós precisamos de oportunidades iguais porque a contratação dos homens ainda é predominante em algumas empresas”, frisou.

A  venezuelana Elsy Margarita Martinez busca por uma vaga de cozinheira

Regiane Martins, responsável pelo setor de Recursos Humanos da CNH Industrial, disse que foi gratificante participar de um evento que busca oferecer vagas específicas para o público feminino. “Em apenas duas horas de atendimento recebemos mais de 300 currículos físicos. Algumas pessoas serão selecionadas para início imediato e o restante terá o seu currículo cadastrado para oportunidades futuras”, disse Regiane.