Participantes da Feira do Rolo se reúnem na praça Sírio Libanesa

26 de agosto de 2019

Texto e fotos: Ronaldo Castilho

Semtre organizou o encontro dos feirantes, que têm que ser cadastrados na secretaria

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), realizou hoje, 23/08, na praça Sírio Libanesa, um encontro entre os participantes da Feira do Rolo – Troca com o Troco. A iniciativa faz parte do calendário da Semtre em comemoração ao aniversário de 252 anos de Piracicaba. O evento contou com a participação do prefeito Barjas Negri e do secretário municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro.

Desde abril deste ano, a Semtre, juntamente com a Guarda Civil, cadastra feirantes da Feira do Rolo com o objetivo de coibir o comércio de produtos irregulares, por exemplo. A partir de agora, quem quiser comprar ou fazer troca de produtos usados na praça do Terminal Central de Integração, localizada na região central, irá precisar de uma carteirinha.

Todas as pessoas que participam da feira tem que vir a Semtre com RG, CPF, uma foto 3×4 e comprovante de residência para se cadastrar”, explica Ribeiro. “Nosso objetivo é regulamentar a ação para deixar o espaço mais seguro para quem vende e para quem compra. Além disso, é uma forma de facilitar o trabalho da Guarda Civil Municipal, que irá conseguir identificar ações irregulares e agir de forma eficiente”, afirma Ribeiro.

NA VEIA – O integrante Nilson Fernando Tognoni diz que é rolista desde criança, quando trocava bolinhas de gude. Mas passou a frequentar a Feira do Rolo há dois anos. “Na Feira do Rolo pode-se achar de tudo, desde ferramentas, panelas até videogames e celulares. Hoje, ela deixou de ser apenas um lugar de troca, compra e venda, e também se transformou em um lugar de encontros e bate-papo. Por isto, somos a favor da regularização da iniciativa, que é tida como cultura em muitas cidades brasileiras”, afirma.

Jair Martins participa da Feira do Rolo há mais de 30 anos. “A Feira do Rolo é importante, por que a maioria das pessoas que participam são aposentados, e sou totalmente a favor do cadastramento e regulamentação das nossas ações, por isso quero agradecer a Semtre e a Prefeitura de Piracicaba por regularizar a nossa situação”, enfatizou.

A Feira do Rolo – Troca com o Troco acontece de segunda à sábado no período da manhã, ao lado da praça do Terminal Central de Integração.