.: Pedala Pira: Prefeitura cria passeio de bike pelos principais pontos turísticos

5 de junho de 2023

Com o intuito de fomentar o turismo na cidade e de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), lança no dia 2 de julho o projeto Pedala Pira, passeio ciclístico de cerca de 12 km na região da Rua do Porto, um dos principais pontos turísticos do município. As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.pedalapira.com.br

Engenho Central é ponto de saída e chegada do Pedala Pira, que estreia em julho – Foto CCS

No dia do evento, a concentração começa às 8h, no Engenho Central, e os participantes podem doar um litro de leite, que depois será encaminhado ao Projeto Pira Sem Fome, do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba).

O percurso da primeira edição do projeto Pedala Pira contempla pontos turísticos como Casarão do Turismo, Casa do Povoador, passarela Pênsil, Museu da Água e Elevador Alto do Mirante, passando pelas avenidas Dona Lídia, Rui Barbosa, Limeira, Armando Cesare Dedini, Renato Wagner, Beira Rio, Alidor Percorari e Cruzeiro do Sul. O ponto de chegada é o Engenho Central, onde haverá sorteio de brindes, tenda com serviços de saúde, oficina de bike, degustação de produtos, atividades recreativas, shows e food trucks do Empreenda Pira.

“Esse projeto foi criado para ser um passeio em família, com participantes de todas as idades. Nossa intenção é que durante o percurso as pessoas contemplem os atrativos turísticos e depois voltem a visitá-los. Além disso, é uma oportunidade de lazer e integração social, com foco na sustentabilidade, já que não usaremos um transporte de combustível fóssil, e também promovendo a saúde, incentivando a prática esportiva”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Casarão do Turismo é um dos pontos do trajeto do Pedala Pira – Foto CCS

Os 400 primeiros inscritos receberão camiseta personalizada, durante a concentração do Pedala Pira, mediante a doação de 1 litro de leite ao Projeto Pira Sem Fome. Todos os inscritos receberão pulseira numerada para participar do sorteio dos brindes. É obrigatório o uso de capacete.

Os parceiros do Pedala Pira são a GCM (Guarda Civil Municipal), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba) e Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com patrocínio do Canal de Piracicaba, Biotipo, S2 Bike Shop, Sport Bike, Hard Bike Shop, Blink Bike, Ale Cardoso Bike Trainer e Bike Hotel e apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Unimed, Chelso Sports e Caminho do Mosteiro.