.: Pedala Pira terá shows e sorteio de cinco bicicletas

26 de junho de 2023

O lançamento do projeto Pedala Pira, com um passeio ciclístico de cerca de 12 km na região da Rua do Porto, um dos principais pontos turísticos do município, terá shows ao vivo e o sorteio de cinco bicicletas. O evento acontece no dia 2/07, com o intuito de fomentar o turismo na cidade e de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas no site pedalapira.com.br. No dia do evento, a concentração começa às 8h, no Engenho Central.

Engenho Central abrigará shows e food trucks durante o Pedala Pira – Foto CCS

Este percurso da primeira edição do projeto Pedala Pira contempla pontos turísticos como Casarão do Turismo, Casa do Povoador, passarela Pênsil, Museu da Água e Elevador Alto do Mirante, passando pelas avenidas Dona Lídia, Rui Barbosa, Limeira, Armando Cesare Dedini, Renato Wagner, Beira Rio, Alidor Percorari e Cruzeiro do Sul. O ponto de chegada é o Engenho Central, onde haverá sorteio de cinco bicicletas (quatro de adultos e uma infantil) e acessórios.

Ainda no Engenho haverá tenda com serviços de saúde, oficina de bike para crianças e adultos, degustação de produtos, atividades recreativas, teste ride (bike elétrica), feira de artesanato e food trucks do Empreenda Pira, com pastel, garapa, espetinho, lanches, yakisboba, churros, temaki, hot dog, açaí, doces e chopp.

MÚSICA – Para a estreia do projeto Pedala Pira estão programados diversos shows ao longo do dia no Engenho Central. A primeira atração será Pá Moreno, às 11h. Depois, às 14h, tem Patrícia Ribeiro e, para finalizar, às 17h, tem Oitava Cor. O repertório abrange rock, MPB (Música Popular Brasileira), samba e pagode.

Pa Morenos é uma das atrações musicais do Pedala Pira – Foto Divulgação

“Já temos mais de 450 inscritos, mas ainda é possível se inscrever e concorrer aos prêmios dos sorteios. Nossa intenção é que durante o percurso as pessoas contemplem os atrativos turísticos e depois voltem a visitá-los. Além disso, é uma oportunidade de lazer e integração social, com foco na sustentabilidade, já que não usaremos um transporte de combustível fóssil, e também promovendo a saúde, incentivando a prática esportiva. Será um dia de muita diversão para pessoas de todas as idades”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Os 400 primeiros inscritos receberão camiseta personalizada, durante a concentração do Pedala Pira, mediante a doação de 1 litro de leite ao Projeto Pira Sem Fome, do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). Todos os inscritos receberão pulseira numerada para participar do sorteio dos brindes. É obrigatório o uso de capacete.

Os parceiros do Pedala Pira são a GCM (Guarda Civil Municipal), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) e Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com patrocínio do Canal de Piracicaba, Biotipo, S2 Bike Shop, Sport Bike, Hard Bike Shop, Blink Bike, Ale Cardoso Bike Trainer, Bike Hotel e Visual Bike e apoio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Unimed, Chelso Sports e Caminho do Mosteiro.