Piracicaba conquista classificação como Município de Interesse Turístico

8 de novembro de 2022

Autor: Texto: Sabrina Franzol / Fotos: Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba agora é MIT (Município de Interesse Turístico), conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo na semana passada. Com a conquista deste título, a cidade pode receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias que beneficiem a comunidade local e os turistas, ampliando e qualificando a oferta turística.

Para obter a classificação de Município de Interesse Turístico, as cidades devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos. A documentação referente a Piracicaba foi enviada, então, ao Governo Estadual, especificamente ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), que verificou o cumprimento dos requisitos e aprovou a classificação, mediante projeto de lei nº 39, de 2021, da deputada Professora Bebel, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

“Portanto, entendemos que Piracicaba apresenta as condições…, podendo, assim, ser classificada como Município de Interesse Turístico, uma vez que possui potencial turístico, dispõe de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística; dispõe de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos; possui expressivos atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo”, consta no Diário Oficial do Estado publicado no dia 5 de novembro.

De acordo com a assessora municipal de projetos, Rose Massarutto, essa classificação evidencia o potencial turístico de Piracicaba e contribui para o desenvolvimento do município no setor. “Com os investimentos necessários, podemos potencializar ainda mais a nossa cidade para o turismo, principalmente garantindo qualidade nos serviços aos turistas, preservando os nossos atrativos e planejando outras possibilidades turísticas”, comentou.

Por conta da biodiversidade, bairroTanquã é conhecido como minipantanal paulista – Foto Prefeitura de Piracicaba

DEZ MELHORES – Recentemente, Piracicaba foi listada entre as dez melhores cidades do interior do Estado de São Paulo para se viver segundo o canal no YouTube Coisas do Mundo, que publica vídeos sobre lugares, viagens e turismo em todo o mundo. O vídeo onde consta a cidade com este rótulo foi postado no dia 29/10 e pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=-Y-x9FO6pyg. No trecho sobre Piracicaba, que tem cerca de três minutos de narração, com diversas imagens do município, o destaque é para os pontos turísticos da cidade e para a pujança nos setores industrial e tecnológico e o agronegócio.

PRÊMIO – Terra do peixe e da cachaça e conhecida como a capital do humor, Piracicaba participa da quarta edição do prêmio Top Destinos Turísticos – 2022 do Estado de São Paulo, concorrendo nas categorias Turismo Gastronômico e Turismo de Negócios e Eventos. Para que a cidade conquiste a premiação, precisa de votos. E qualquer pessoa pode votar, porque o voto é online, pelo site topdestinosturisticos.com.br. O voto é computado mediante login pelo Facebook ou do Gmail. A votação pública vai até 20 de novembro. No ano passado, Piracicaba ganhou o prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Negócios e Eventos.

Festa do Divino Espírito Santo é uma das festividades mais tradicionais de Piracicaba e atrai turistas – Foto Prefeitura de Piracicaba