.: Piracicaba é aprovada para integrar o sistema do Mapa do Turismo Brasileiro de 2023

3 de maio de 2023

Piracicaba foi aprovada pelo Governo do Estado para integrar o Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) 2023, instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Governo Federal para o desenvolvimento de políticas públicas. A informação da homologação da renovação do cadastro da cidade para o sistema foi enviada na quarta-feira, 26/04, à Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). Agora, o Ministério do Turismo tem até 15 dias para validar a homologação e atualizar o sistema com os dados referentes ao município e disponibilizá-los no Mapa.

Piracicaba foi aprovada pelo Governo do Estado para integrar o Sismapa – Foto Isabela Borghese

“Integrar o Sismapa demonstra a relevância do turismo no município e serve como ferramenta para orientação de investimentos e políticas públicas na cidade, assim como participação em programas de fomento estaduais e federais”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

O Sismapa pode ser acessado gratuitamente por quem desejar e é por meio dele, depois de atualizado com o nome de Piracicaba, que interessados poderão obter dados referentes ao turismo na cidade, no âmbito da economia. Nos relatórios gerados pelo sistema é possível ter conhecimento a respeito da quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos e também de visitantes internacionais, além da arrecadação e a alíquota média aplicada do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) nas atividades de turismo contidas nos serviços relacionados à hospedagem, turismo, viagens e congêneres para os anos de 2021 e 2022.

Ministério do Turismo tem até 15 dias para atualizar o sistema com os dados referentes ao município – Foto Isabela Borghese

A vigência do cadastro no Sismapa é de um ano e varia de acordo com a data do Certificado emitido pelo Mapa, portanto, os gestores municipais de Turismo devem realizar a renovação anualmente. Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para participação no sistema estão o de o município dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária e Conselho Municipal de Turismo ativo.

“Para a renovação do nome de Piracicaba no Sismapa, precisamos fornecer dados atualizados ao Governo Federal, então preenchemos o sistema com informações sobre os atrativos, serviços, planejamento, governança, infraestrutura, acessibilidade, aspectos ambientais, entre outros”, contou Alessandra.

Em depoimento para divulgação do Sismapa pelo Ministério do Turismo, a ministra do setor, Daniela Carneiro, ressaltou a importância da atualização da ferramenta, que permite ampliar a potencialidade do turismo em todo o território brasileiro. “O Mapa do Turismo orienta a atuação do Ministério, incluindo o direcionamento de recursos, e contribui para impulsionar o desenvolvimento do turismo local”, comentou.