.: Piracicaba é finalista da quinta edição do prêmio Top Destinos Turísticos

15 de junho de 2023

Piracicaba é uma das cidades finalistas da quinta edição do prêmio Top Destinos Turísticos – 2023 do Estado de São Paulo. A votação pública online terminou no mês passado e depois foi analisada pelo júri técnico, responsável por avaliar a qualidade de atrativos turísticos dos municípios, atribuindo pontuações. Piracicaba concorre na categoria Turismo Gastronômico e está entre os finalistas com Campos do Jordão e São Roque. De acordo com o regulamento, o anúncio dos Top Campeões está marcado para este sábado, 17/06, em cerimônia em Jundiaí, no 6º Conexidades, evento para discussão sobre o futuro das cidades.

Peixes assados na brasa sao tradicionais nos restaurantes da Rua do Porto – Foto CCS

O prêmio Top Destinos Turísticos – 2023 é uma realização conjunta da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do SKAL Internacional São Paulo. São ao todo 17 categorias para concorrência das cidades. Além de Turismo Gastronômico, as categorias da premiação são Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Náutico, Turismo Social e Turismo de Estudos e Intercâmbios, entre outros.

“Ficamos muito felizes por termos chegado entre os finalistas e isso, com certeza, foi porque a cidade se mobilizou e votou. Agora, nossa expectativa está alta para sermos os campeões, então continuamos na torcida para trazer essa premiação a Piracicaba”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Grostoli e um doce tradicional nas colonias tirolesas Santana e Santa Olimpia

No âmbito gastronômico, um dos mais referenciados pontos turísticos de Piracicaba é a Rua do Porto, com restaurantes e bares situados à beira do rio Piracicaba e que, em sua maioria, incluem no menu peixes assados na brasa.

Outro polo gastronômico da cidade, que se consolidou nos últimos anos, foi o bairro Monte Alegre, onde foram aproveitadas antigas estruturas de uma usina de açúcar e álcool do final do século 19 para o funcionamento de restaurantes, cafeterias e casa de vinhos. Além destas áreas, há diversidade de restaurantes e bares na região central do município, bem como no Mercadão Municipal, nas avenidas Carlos Botelho e Independência e também nos bairros tiroleses Santana e Santa Olímpia.

No prêmio Top Destinos Turísticos, Piracicaba concorreu na votação online com 33 municípios. Entre eles, Lindoia, Mairiporã, Ribeirão Grande, São Pedro, São Sebastião, Pardinho, Piracaia e Monte Alegre do Sul.