.: Piracicaba integra circuito turístico Serra do Itaqueri, que será lançado no fim de semana

16 de maio de 2023

Piracicaba é uma das 14 cidades que integram a região turística Serra do Itaqueri, situada no interior de São Paulo. Para promover essa área, repleta de belezas naturais, a Associação Serra do Itaqueri, em parceria com as prefeituras municipais, realiza no próximo fim de semana, dias 20 e 21, sábado e domingo, o lançamento do projeto Circuito Serra do Itaqueri, uma rota de cerca de 500 km que poderá ser feita caminhando, pedalando ou a critério do participante, passando por todas cidades. No sábado, 20/05, ocorre a caminhada de lançamento da sinalização da primeira etapa da rota, em São Carlos, com concentração a partir das 7h e início do percurso às 8h, na Escola da Floresta. Na ocasião serão percorridos 14,51 km até o Posto Castelo, por volta das 10h30.

Piracicaba é uma das cidades que integram o Circuito Serra do Itaqueri – Foto Isabela Borghese

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), fornecerá transporte gratuito até São Carlos no sábado, tanto ida quanto volta. São 29 vagas e as inscrições devem ser feitas a partir das 9h de amanhã, terça-feira, 16/05, no link https://forms.gle/MpbA9UWBxChRBHBp7

. Para a saída do transporte é necessária a adesão de no mínimo dez pessoas. A saída será às 5h30, no Centro Cívico (rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Chácara Nazareth).

O Circuito Serra do Itaqueri, no geral, terá sinalizações específicas passando pelos 14 municípios da região, que são, além de Piracicaba, Torrinha, Analândia, São Carlos, Rio Claro, Santa Maria da Serra, Itirapina, Águas de São Pedro, Corumbataí, Charqueada, São Pedro, Brotas, Limeira e Ipeúna. O lançamento da sinalização do Circuito acontecerá em sete etapas ao longo de 2023. Nesta primeira etapa estão contempladas as cidades São Carlos, Analândia e Corumbataí, com pontos de apoio definidos ao longo do trajeto que poderão ser visualizados no site circuitoserradoitaqueri.com.br.

“Em breve, também será inaugurada a sinalização em Piracicaba e estamos bastante contentes com a participação do município em mais uma rota turística, com o intuito de atrair turistas e, consequentemente, gerar renda para a cidade, movimentando o comércio, o setor de hospedagens, restaurantes, entre tantos outros ligados ao turismo”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, acrescentando que Piracicaba é o ponto inicial do Caminho do Mosteiro, trajeto inaugurado em 2019, que termina em Torrinha, totalizando 134km.

A viabilidade de transporte até São Carlos tem apoio da SME (Secretaria Municipal da Educação) e da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba).