.: Piracicaba integra oficialmente Mapa do Turismo Brasileiro 2023

5 de maio de 2023

Piracicaba integra oficialmente o Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro) 2023, instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Governo Federal para o desenvolvimento de políticas públicas. Na semana passada, a Prefeitura noticiou que a cidade havia sido aprovada pelo Governo do Estado para renovar a participação no Sistema. Agora, houve a validação por parte do Ministério do Turismo e o sistema com os dados referentes ao município já estão disponíveis no Mapa, que pode ser acessado gratuitamente em mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.

Piracicaba consta no Mapa do Turismo Brasileiro de 2023

É por meio do Sismapa que interessados podem obter informações referentes ao turismo na cidade, no âmbito da economia. Nos relatórios gerados pelo sistema é possível ter conhecimento a respeito da quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos e também de visitantes internacionais, além da arrecadação e a alíquota média aplicada do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) nas atividades de turismo contidas nos serviços relacionados à hospedagem, turismo, viagens e congêneres.

Para ter as informações, é preciso acessar o site mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home e preencher os campos de localização da cidade, situada na macrorregião Sudeste, na UF (Unidade Federativa) São Paulo e na região turística Serra do Itaqueri.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para participação no sistema estão o de o município dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária e Conselho Municipal de Turismo ativo.

Passarela pênsil e Engenho Central são tradicionais pontos turísticos da cidade – Foto Isabela Borghese

“Nesta renovação de Piracicaba no Mapa, ela foi mantida na categoria B dos municípios, o que é uma excelente notícia, pois ratifica a importância do segmento do Turismo na cidade. A categorização tem como objetivo identificar o desempenho da economia do turismo dos municípios inseridos no Mapa, com o intuito de otimizar a distribuição de recursos públicos e orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de município. As cidades são agrupados de A a E, considerando como variáveis os números formais que envolvem a atividade turística”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

A vigência do cadastro no Sismapa é de um ano e varia de acordo com a data do Certificado emitido pelo Mapa, portanto, os gestores municipais de Turismo devem realizar a renovação anualmente.