Após análise de vídeos comprobatórios de produção manual, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), selecionou dez artesãos para exporem e venderem os próprios trabalhos na feira da Casa do Artesão situada no Engenho Central.

barracão de antigo engenho de açúcar onde hoje é a Casa do Artesão
Casa do Artesão do Engenho Central receberá trabalhos de novos artesãos da cidade

Os selecionados foram Ateliê J.K Soares, com arte em MDP com fio de malha; Glaucia Feliciano, com bijuteria com botão; Izabel Casarini, com esculturas em argila; Juca Ferreira, com artigos decorativos de madeira rústica; Larissa Leite, com artesanato em tecido; Mário Bruno, com carrinho feito de chapa de aço galvanizado; Neide Alves, com artesanato em resina; Paloma Almeida, com quilling (técnica que utiliza tiras de papel para virar desenho); Rosana Maiolo, com amigurumi (técnica de artesanato japonesa de crochetar ou tricotar pequenos bonecos tridimensionais), e Sueli Barrilao, com tapeçaria em arraiolo.

Cada artesão selecionado receberá permissão de uso do espaço público com validade de cinco anos, ou seja, até dia 30 de setembro de 2028. Passado esse tempo, ele poderá participar de outro edital de chamamento e ser selecionado novamente. Haverá uma lista de espera dos selecionados. Caso haja desistência de algum artesão no decorrer do primeiro ano, outro será chamado, porém, o prazo de permanência será o mesmo, ou seja, até dia 30 de setembro de 2028.

Para concorrer à seleção, os artesãos tiveram de seguir alguns pré-requisitos, como comercializar produtos de autoria própria que apresentam atributos culturais e naturais referentes a Piracicaba; morar em Piracicaba; não ser credenciado em nenhuma outra feira já existente no município e não possuir empresa ou ponto comercial.

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, os selecionados deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.

diversos artesanatos expostos em grandes prateleiras
Diversidade de produções estão em exposição e à venda na Casa do Artesão

“Nosso intuito é evidenciar o trabalho feito por estes artistas, com foco nas produções que destaquem as características de Piracicaba. Há pelo menos dez anos não eram abertas vagas para feiras de artesanato na cidade, então esta é uma grande oportunidade de valorização dos artesãos e de incentivo ao turismo e à economia local”, falou a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.

A feira realizada no Engenho Central faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade do Departamento de Turismo, da Semdettur, e tem como objetivo geral divulgar a cultura empreendedora, geração de renda e o fomento do artesanato na cidade. A realização da Feira de Artesanato está regulamentada pela Lei n° 9.679/2021, que institui a Política Municipal de Incentivo e Valorização do Artesanato e demais itens, e pelo Decreto Municipal nº 19.438.