Prefeitura entrega certificados aos alunos da segunda turma do projeto Monitoria de Turismo 60+

18 de agosto de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba), entregou no fim da tarde de ontem, quarta-feira, 16/08, os certificados de conclusão de curso aos participantes da segunda turma do projeto Monitoria de Turismo 60+, que consiste em um curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. O evento aconteceu no anfiteatro do Centro Cívico, com a presença do prefeito Luciano Almeida e secretários municipais. Receberam os certificados 18 alunos.

Imagem com os alunos do curso com os certificados levantados, expressando alegria
Cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Centro Cívico

Antes da entrega dos certificados, a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, anunciou que agora todos os alunos do Monitoria de Turismo 60+ terão direito prioritário ao curso Agente de Informações Turísticas, viabilizado pela Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Senac, a partir da segunda quinzena de setembro, totalmente gratuito. Ela comentou, ainda, que estão desenvolvendo um processo para contratação dos alunos formados para atuarem em eventos e atrativos turísticos da cidade.

“Tanto nesta segunda turma quanto na primeira, os alunos nos pediram para dar continuidade às aulas, então conseguimos viabilizar, em parceria com o Senac, o curso de agente de informações turísticas, para que possam continuar se aprimorando cada vez mais”, falou Alessandra.

Imagem de quatro pessoas, sendo elas, na seguinte ordem da esquerda para a direira: Prefeito Luciano Almeira, aluno Mario Cavicchioli, professora Marta e o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro

“Todos vocês que estão aqui hoje, recebendo o certificado, possuem muita história para contar sobre a cidade, e com muita paixão pelas experiências vividas, então com certeza têm diversas informações para acrescentar à vida das pessoas”, disse o chefe do Executivo, Luciano Almeida.

“O propósito deste projeto Monitoria de Turismo 60+ é também de resgatar a autoestima de quem tem 60 anos ou mais, porque quem tem essa idade tem muito ainda para viver e fazer”, afirmou o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro.

Também estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados a presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Andrea Almeida, e a secretária da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Euclidia Maria Fioravante.

Imagem de duas pessoas, sendo elas: Prefeito Luciano Almeira entregando o certificado para Eliane Giacobelis
Prefeito Luciano Almeira entregando o certificado para Eliane Giacobelis

ALUNOS – Para Eliane Giacobelis, 70, participante da segunda turma do projeto, o curso foi importante para agregar conhecimento e também criar novas amizades. “O Monitoria de Turismo 60+ foi excelente. Aprendi muito e tivemos uma turma bastante participativa. Com os estudos, fiquei abismada com a quantidade de atrativos turísticos da cidade. Foi realmente muito gratificante participar, porque o saber não ocupa espaço”, contou.

Quem também aprovou a iniciativa foi Mario Antonio Cavicchioli, 73, que classificou o curso como “uma experiência valiosa”. Foi uma convivência muito gostosa entre todos. Ao longo das aulas, criamos um vínculo. E o turismo proporciona isso, além de muito aprendizado”, disse.

Outro aluno que apreciou o projeto foi Paolo Gregori, 63. “Foi fantástico. Me reinventei e vi o quanto é possível empreender no Turismo” comentou.

Imagem de duas pessoas em destaque, no primeiro plano da foto, sendo elas: aluno Paolo Gregori recebe certificado das mãos do prefeito Luciano Almeida
Aluno Paolo Gregori recebe certificado das mãos do prefeito Luciano Almeida

As aulas da segunda turma começaram em julho e terminaram em agosto. Elas ocorreram sempre às terças e quintas-feiras, no período da manhã, no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900. O curso teve duração de 30h horas aulas e foi ministrado por Marta Poggi.

Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos.