.: Prefeitura entrega certificados aos participantes da primeira edição do curso gratuito Monitoria de Turismo 60+

30 de março de 2023

Autor: Sabrina Franzol- fotos- Isabela Borghese

Todos os alunos que receberam os certificados

Em evento emocionante no anfiteatro do Centro Cívico, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), entregou no fim da tarde de ontem, terça-feira, 28/03, os certificados de conclusão de curso aos participantes da primeira edição do curso gratuito Monitoria de Turismo 60+, criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.

Prefeito Luciano Almeida lendo a carta entregue pelos alunos ao lado do titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior, e da aluna Maria Elisabeth Liborio

“Esse curso foi pensado ainda na minha campanha eleitoral. Era um sonho que eu tinha, depois de ver funcionando em vários lugares do mundo. Não existe ninguém mais ideal que a pessoa com mais experiência de vida, que tem amplo conhecimento, para passar o que sabe a outras pessoas. É um dos projetos mais bonitos da gestão e que vou deixar como legado para a Prefeitura”, falou o chefe do Executivo, Luciano Almeida.

“É muito importante ver este brilho nos olhos de vocês que concluíram o curso e estão aqui hoje. É gratificante ver o despertar de todos na forma de pensar na vida e no turismo”, comentou o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior.

Diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, durante evento

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, o Monitoria de Turismo 60+ foi pensado para a “geração prateada” com o propósito de beneficiar a vida profissional e pessoal dos participantes. “Foi um curso para proporcionar novos conhecimentos, novas relações sociais e aprimorar as práticas de hospitalidade e monitoria do turismo local”, disse.

Durante a cerimônia, foram exibidos dois vídeos: um com uma mensagem da professora ministrante do curso, Marta Poggi, que elogiou a iniciativa da prefeitura, e outro produzido pelo CCS (Centro de Comunicação Social), com depoimentos dos alunos sobre a participação nas aulas.

Na ocasião, os alunos entregaram ao prefeito uma carta, escrita à mão, pedindo a continuidade do curso. A carta foi lida pelo chefe do Executivo, que demonstrou contentamento com a mensagem. O evento teve, também, a presença da assessora municipal de projetos, Rose Massarutto.

O curso foi iniciado no dia 14 de fevereiro e finalizado no dia 23/03, com 30 horas/aulas. Os encontros foram às terças e quintas-feiras, no período da manhã. Além do conteúdo técnico, que tratou de temas como serviços receptivos, experiências turísticas e inovação no turismo, os 29 alunos realizaram visitas técnicas em diversos pontos do município, como o Horto de Tupi, o Parque do Mirante e a colônia tirolesa formada pelos bairros Santana e Santa Olímpia. Ao final do curso, os discentes puderam compartilhar diferentes propostas de roteiros, como caminhada fotográfica e turística, rota por antiquários e também por cervejarias.

PARTICIPANTES – Para a aluna Inez Machado de Lima, o curso superou as expectativas. “Na verdade, me matriculei pensando mais na possibilidade de sair um pouco de casa e achei que teria muitas dificuldades, porque tenho baixa visão, mas conheci pessoas, fiz amizades e vi que o turismo não é só passear. É conhecer as riquezas, as belezas, a gastronomia de um lugar”, explicou.

Uma das amizades construídas por Inez durante o curso foi com Sonia Ap. Vargas, que também avaliou positivamente as aulas. “Foi realmente muito válido participar. As aulas foram ministradas com muita competência”, afirmou.

Sonia Ap. Vargas e Inez Machado de Lima construíram amizade no curso

Aluno Orivelto Ferraz entre o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior, e o prefeito Luciano Almeida

De acordo com Orivelto Ferraz, o curso significou a abertura para uma nova oportunidade profissional. “Despertou em mim o interesse para trabalhar com algo relacionado ao turismo. Levarei muitos aprendizados para minha vida profissional e pessoal”, comentou