.: Prefeitura estreia projeto de roteiros gratuitos pela cidade

19 de julho de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio da SME (Secretaria Municipal de Educação), estreou na manhã de hoje, terça-feira, 18/07, o projeto Férias – Visite Pira, que consiste em roteiros gratuitos pela cidade, com ônibus ou a pé, com acompanhamento de guia de turismo profissional, unindo entretenimento, cultura e lazer. A iniciativa acontece até dia 28 de julho. As inscrições para os roteiros desta semana já se esgotaram. Para os passeios da próxima semana, as inscrições serão abertas na quinta-feira, 20/07, às 13h, no site turismopiracicaba.com.br.

Grupo conheceu a história de Santa Olímpia durante o período da manhã

O primeiro roteiro do projeto foi no bairro Santa Olímpia, que integra a colônia trentino-tirolesa de Piracicaba, com o bairro Santana. O ponto de encontro foi o Casarão do Turismo, onde os participantes embarcaram no ônibus às 9h, rumo ao destino. Ao chegarem em Santa Olímpia, foram recepcionados pela moradora Patricia da Silva Delgado, integrante do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo do Município de Piracicaba), que contou a história da colônia, falou sobre a culinária e costumes, bem como as vestimentas e o dialeto, preservados no bairro.

“Foi muito legal participar, porque eu sou de Piracicaba e nunca tinha ido a Santa Olímpia. Vi o quanto eles mantêm os costumes de gerações e isso é muito importante para preservação da história”, falou o autônomo Eduardo Gimenez, 33, que foi acompanhado no roteiro da namorada, a RH (Recursos Humanos) Bruna Rodrigues, 26. “Achei essa iniciativa demais e, inclusive, já nos inscrevemos para os outros roteiros da semana, para conhecermos lugares de Piracicaba que nunca fomos”, disse.

Primeiro grupo a participar da estreia do projeto Férias – Visite Pira

Tanto nesta semana quanto na próxima, a programação de roteiros, além de Santa Olímpia, inclui o bairro Monte Alegre, a região da Rua do Porto, o Centro e a Paulista. Todos os roteiros têm saída e finalização no Casarão do Turismo, situado na avenida Alidor Pecorari, 1433, em frente ao Parque de Lazer da Rua do Porto.

Prefeitura oferece ônibus gratuito para deslocamento e participantes são acompanhados de guia de turismo profissional

“Estamos muito contentes com a estreia do Férias – Visite Pira. Já percebemos que o público gostou muito. Nosso intuito é apresentar Piracicaba tanto para visitantes da cidade, que estão passando as férias de julho aqui, quanto para os moradores da cidade que desejam conhecer mais do município. Estamos dando visibilidade aos pontos turísticos e fomentando a visita aos locais, desenvolvimento turismo e economia”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

SERVIÇO – Projeto Férias – Visite Pira. De até 28 de julho, de terça a sexta-feira. Gratuito. Inscrições para a próxima semana: a partir de quinta-feira, 20/07, às 13h, no site turismopiracicaba.com.br. Informações: (19) 3403-1174.

Confira o cronograma dos roteiros:

Conhecendo Santa Olímpia (ônibus)
Dias 18/07 (terça-feira) e 27/07 (quinta-feira)

8h30 – Concentração em frente ao Casarão do turismo
9h30 – Chegada ao bairro Santa Olímpia e passeio pelos pontos turísticos locais
11h30 – Retorno ao Casarão do Turismo

Rota Monte Alegre (ônibus)
Dias 19 e 26/07 (quartas-feiras)
8h30 – Concentração em frente ao Casarão do turismo
9h – Saída
9h20 – Parada Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)
10h – Parada Aeroporto
10h30 – Parada Monte Alegre
11h10 – Retorno ao Casarão do Turismo

Rota Histórico/cultural (ônibus)
Dias 20/07 (quinta-feira) e 25/07 (terça-feira)

8h30 – Concentração em frente ao Casarão do Turismo
9h – Saída
9h10 – Estação da Paulista (com desembarque)
9h30 – Seminário Seráfico São Fidélis/ Santa Casa/ Lar Franciscano
9h40 – Cemitério da Saudade/ Estádio do XV de Piracicaba
10h – Esalq (com desembarque)
11h – Unicamp
11h10 – Mirante (com desembarque)
11h40 – Museu da Água (com desembarque)
12h – Passarela Pênsil (com desembarque) e Engenho Central
12h30 – Casa do Povoador, largo dos Pescadores e passarela Estaiada
13h – Retorno ao Casarão do Turismo

Caminhada Turística – Rota Rua do Porto
Dias 21 e 28/07 (sextas-feiras)

7h – Concentração em frente ao Casarão do turismo
7h30 – Início do roteiro passando pelo Casarão do Turismo, Calçadão da Rua do Porto, Passarela Estaiada, Engenho Central, Mirante, Elevador Turístico, Museu da Água, Passarela Pênsil, Casa do Povoador, Largo dos Pescadores, Passarela Estaiada e Calçadão da Rua do Porto. Percurso de 5 km.
9h30 – Retorno ao Casarão do Turismo

Roteiro Rua do Porto (ônibus)
Dias 21 e 28/07 (sextas-feiras)

9h30 – Concentração em frente ao Casarão do Turismo