.: Prefeitura inicia programa gratuito para desenvolvimento de negócios turísticos na cidade

25 de julho de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), iniciou na tarde de hoje, segunda-feira, 24/07, o Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A primeira atividade foi uma OPP (Oficina de Planejamento Participativo) com interessados da região da Rua do Porto. Essa ação, totalmente gratuita, está prevista para acontecer em outros quatro polos do município. Quem quiser participar deve se inscrever no site turismopiracicaba.com.br. Após a OPP, existirão consultorias individualizadas para os negócios.

Estreia do programa gratuito para desenvolvimento de negócios turísticos aconteceu na tarde de hoje

Além da Rua do Porto, o programa passará por Artemis, pela colônia tretino-tirolesa formada por Santana e Santa Olímpia, pelo bairro Monte Alegre e por Tupi. Cada interessado se inscreve na sua região de atuação.

Na Oficina de Planejamento Participativo são abordadas técnicas de elaboração de planejamento e as equipes participantes trabalham em conjunto, de forma consensual, visando tomada de decisões estratégicas para o sucesso do projeto coletivo. Ao final da oficina, os participantes têm a base de um projeto participativo focado em resultados, com objetivos, metas e suas corresponsabilidades para uma boa execução do projeto ao qual estão inseridos.

Participantes foram divididos em grupos na oficina para discussão dos temas

“Nesta Oficina de Planejamento Participativo, os empresários da Rua do Porto tiveram a oportunidade de refletir sobre diferentes temas, como aspectos financeiros, mercado, marketing, logística e legislação. A metodologia utilizada pelo Sebrae promoveu engajamento do grupo que se debruçou sobre a importância e urgência dos temas discutidos”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Primeira atividade foi com interessados da região da Rua do Porto

Além das consultorias com atendimento individual e personalizado, o Programa inclui cinco meses de acompanhamento por equipe do Sebrae e reuniões na própria comunidade, com o intuito de colaborar para o progresso dos negócios, oportunizando o aumento do faturamento e redução dos custos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1174.