.: Prefeitura investe mais de meio milhão em cursos de qualificação; aulas serão na Fumep

4 de maio de 2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), investiu R$ 558 mil em 1.808 vagas em cursos de qualificação profissional nas áreas de serviço, comércio e indústria, que serão ministrados presencialmente até o final de 2023, na Fundação Municipal de Ensino (Fumep). A informação foi divulgada hoje, 27/04, durante reunião que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, e do diretor da Fumep, Renato Albuquerque Ferreira. Serão oferecidos 16 cursos presenciais, com carga horária entre 20 e 120 horas, que atendem a demanda das empresas locais.

O anúncio da parceria foi feito nesta manhã no gabinete do prefeito Luciano Almeida

O início dos cursos está previsto para o mês de maio e os interessados podem fazer a sua inscrição a partir da 2ª quinzena do mês pelo link http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/

O prefeito Luciano Almeida destacou que as instituições de ensino precisam adaptar a sua grade curricular às necessidades das empresas, oferecendo cursos de curta e média duração que garantam aos participantes uma rápida inserção no mercado de trabalho. “Ao fazer isso a Fumep, além de qualificar a mão de obra local também atualiza e melhora a sua qualidade de ensino”, frisou.

Prof. Renato Ferreira, prefeito Luciano Almeida e o secretário Guidotti, durante a reunião

José Luiz Guidotti Jr, lembrou que é a primeira vez que a Prefeitura investe na realização cursos da Fumep. “Assim valorizamos uma instituição da nossa cidade, reconhecida pelo elevado padrão de ensino que está passando por um momento de transformação importante, visando a atualização da sua grade curricular. Uma parceria onde todos ganham”,explicou Guidotti.

Renato Albuquerque Ferreira disse que a parceria vai atender a comunidade na capacitação para um mercado trabalho competitivo, além de integrar a Fumep às necessidades de atualização para atender as empresas e empreendedores. “No momento estamos oferecendo 1.808 vagas e temos estrutura para atender um público ainda maior”, destacou Ferreira.

A reunião realizada no Centro Cívico contou ainda com a presença de Angélica Rodrigues, chefe do setor de qualificação da Semdettur e de Felipe Victor e Clayton Masquietto, representando a Fumep.

CURSOS – Os cursos oferecidos são: alimentador de linha de produção, almoxarife, assistente administrativo, assistentes de departamento pessoal, auxiliar de contabilidade, auxiliar de manutenção predial, Excel básico, higiene e manipulação de alimentos, instalações elétricas residenciais, porteiro, produção de conteúdo de mídias digitais, programador e operador de centro de usinagem CNC, programador e operador de torno CNC, recepcionista de eventos e recepcionista de hotel.

O secretário Guidotti e o prefeito Luciano Almeida entregaram o certificado de conclusão para Andrea de Souza

Cada um dos cursos possui um pré-requisito diferenciado para a inscrição, mas no geral os interessados devem estar desempregados, ter idade acima de 16 anos e residir em Piracicaba.

BALANÇO – Só em 2023, a Prefeitura já investiu mais de R$ 800 mil em cursos de qualificação profissional, oferecendo um total de 2.416 vagas, por meio de parcerias com Senac, Senai e Fumep.
Andrea Lode Tavares de Souza foi uma das pessoas beneficiadas com os cursos oferecidos pela Prefeitura, por meio da Semdettur. Ela cursou reflexologia e massagem relaxante no Senac, em 2022. Nesta manhã, ela recebeu o certificado de conclusão das mãos do prefeito Luciano Almeida e do secretário José Luiz Guidotti Júnior.