Projeto Monitoria 60+ – Inscrições a partir de 02/02, limitada a 30 inscritos

2 de fevereiro de 2023

Prefeitura lança Projeto Monitoria 60+ para promover o envelhecimento ativo e incentivar o desenvolvimento de pesquisas e roteiros culturais

Promovido pela Semdettur, o curso de monitoria 60+  é gratuito e as vagas são limitadas:  inscrições abertas a partir de hoje, 02/02

A Prefeitura, por meio do departamento de Turismo da Semdettur, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba, inicia o Projeto Monitoria 60+ com a realização de curso para capacitar pessoas com 60 anos ou mais, para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade.

Projeto integrante do Plano de Governo Municipal,  o Monitoria 60+ tem como objetivo promover o envelhecimento ativo das pessoas idosas com novas aprendizagens e relações sociais, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho e melhorar as práticas de hospitalidade e guiamento do turismo local.

“Os profissionais com mais de 60 anos foram um dos mais afetados com o desemprego e também foram os mais acometidos pela pandemia” ressalta José Luiz Guidotti Júnior, Secretario da Semdettur. “Esse projeto volta o olhar a essa população, tão importante e que tem tanto a oferecer à comunidade e ao mercado de trabalho” conclui o secretário da pasta.

“Essa ação tem como objetivo a ampliação das relações sociais e convívio comunitário, construção de novas aprendizagens, estímulo a memória e outras habilidades mentais que contribuem significativamente para um processo de envelhecimento ativo, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como diretriz importante para as políticas públicas voltadas para a população idosa”, ressalta Euclídia Fioravante, secretária da SMADS, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. “Além de melhoria na qualidade de vida e na saúde mental, com essa qualificação no trade turístico, os participantes do Projeto 60+”, podem perceber que têm muito a contribuir com a população,  oferecendo acolhimento aos turistas da cidade como atividade profissional, ou voluntária” conclui, Euclídia.

Sobre o curso

Presencial, o curso será ministrado por Marta Poggi, que atua no setor de turismo há 27 anos como consultora e palestrante. Carga horária de 30 horas com aulas expositivas, práticas e visitas técnicas. Público alvo: pessoas com 60 anos ou mais, ser morador de Piracicaba de preferência, estar aposentado ou sem renda e ter cursado o Ensino Fundamental.

Vagas e inscrições

O curso será realizado de 14/02 a 23/03 no auditório da Smads, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua  Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900,  das 8h às 12h.

Início das inscrições dia 02, a partir das 14 horas pelo link:

As vagas são limitadas.

Mais informações na Semdettur pelo fone (19) 3403-1174