O estudo de novos combustíveis renováveis é uma das pautas do evento

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Secretaria de Governo (Semgov), vai realizar na próxima terça-feira, 31 de outubro, o lançamento oficial do Seminário de Hidrogênio, em evento fechado que reunirá entidades e atores envolvidos no setor de Energia no Teatro Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central, a partir das 8h.

O Seminário de Hidrogênio, previsto para acontecer em Piracicaba em março de 2024, pretende fomentar a discussão sobre novos modelos que possam substituir combustíveis fósseis por energias renováveis.

O prefeito Luciano Almeida lembrou que Piracicaba sempre teve tradição na pesquisa voltada para combustíveis renováveis, com destaque para o uso do etanol como combustível veicular.

“Essa discussão vai favorecer a nossa posição de ecossistema de tecnologia e inovação na área de biocombustíveis e, com certeza, vai melhorar a nossa atratividade no cenário internacional para que novas empresas de pesquisa e da indústria automobilística também se instalem em Piracicaba”, destacou o prefeito.

José Luiz Ribeiro, titular da Semdettur, afirmou que o Seminário de Hidrogênio vai reunir as mentes mais brilhantes e influentes dos segmento automobilístico, órgãos de fomento e pesquisa, governo, ONGs, associações de classe, universidades e produtores de álcool.

“Não podemos descartar nenhuma tecnologia que permita que o planeta volte a operar num módulo mais equilibrado e menos agressivo com o meio ambiente. Essa será a grande contribuição do nosso evento”, frisou Luis Fernando Cassinelli, da Semgov.

O evento vai contar com o patrocínio do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) Coplacana, APLA (Arranjo produtivo Local do Álcool) e Sindicato dos Metalúrgicos.