Prefeitura oferece mais 180 vagas de cursos de qualificação gratuitos

20 de janeiro de 2020

Texto: Ronaldo Castilho

As vagas são limitadas, os cursos são prioritariamente para desempregados que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho

A Prefeitura de Piracicaba através da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) firmou parceria com o Instituto Educacional Polibrasil, para oferecer gratuitamente cursos de qualificação profissional. Serão 180 vagas divididas em cinco cursos diferentes: design de sobrancelhas, depilação, manicure e pedicure, maquiagem e guia de turismo.

As inscrições serão online e acontecem a partir das 8h30 de 22 de janeiro às 15h00 de 24 de janeiro, no link no fim da notícia. A seleção não será por ordem de inscrição, mas sim levado em consideração o perfil informado no formulário pelo candidato. Os candidatos que não tem acesso a internet ou necessitam de ajuda para se inscrever, podem comparecer a Semtre, com documentos pessoais (RG e CPF). As vagas serão limitadas, prioritariamente para desempregados que buscam a colocação ou recolocação no mercado de trabalho, maiores de 18 anos e residentes em Piracicaba.

A classificação será divulgada na terça-feira, 28 de janeiro, a partir das 12h00, no site da Semtre. A matrícula deverá ser realizada pessoalmente na Semtre, de 29 a 31 de janeiro, das 8h00 às 16h00, sendo dividida em chamadas, e os candidatos que conseguirem as vagas serão informados em qual dia deverá comparecer à Semtre para entrega dos documentos.

Os candidatos deverão apresentar obrigatoriamente: RG e CPF (original e cópia), comprovante de endereço atualizado (original e cópia), comprovante de escolaridade (original e cópia) e carteira de trabalho (original). O candidato que não apresentar todos os documentos será desclassificado e a vaga será oferecida ao próximo da lista de espera. Não será permitido terceiros realizarem a matrícula.

Será fornecido material, lanche e vale transporte aos participantes, além de certificado de conclusão do curso para que tiver mais 75% de frequência.

Segundo o secretário da Semtre, José Luiz Ribeiro, a ação implementará condições que garantam a formação profissional dos trabalhadores com qualidade, a fim de atender as necessidades reais dos setores da economia local, o aumento das chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho, bem como apoio à geração de renda. “Sempre atuei para garantir o que considero o primeiro direito do trabalhador, que é o emprego. O segundo direito, no meu ponto de vista, é a qualificação”, acrescenta Ribeiro.

O secretário ressalta que para conquistar destaque e oportunidades no mercado de trabalho, é importante se qualificar, aperfeiçoar e expandir conhecimentos. “O diferencial está na determinação do trabalhador em procurar, cada vez mais, a qualificação”, finalizou.

Atente-se aos dias e horário dos cursos:

PARA SE INSCREVER, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

INSCREVA-SE AQUI

CURSO CARGA HORÁRIA REQUISITOS DESCRIÇÃO
DESIGN DE SOBRANCELHA

Ensino Fundamental Completo.

Capacita profissionais para desenhar a sobrancelha, por meio da retirada de pelos com o método da pinça e sua correção com hena, sombra e/ou lápis, adequando seu formato, volume e cor às características pessoais e gosto do cliente, a fim de equilibrar e valorizar as expressões faciais de acordo com as normas de biossegurança.
DEPILAÇÃO

Ensino Fundamental Completo.

Capacita o aluno para realizar depilação facial e corporal com cera, utilizando técnicas e produtos adequados para cada região, satisfazendo as condições de higiene, saúde e bem-estar do cliente. O curso também estimula o aluno a gerir sua carreira na área.
MAQUIAGEM

Ensino Fundamental Completo.

Capacita profissionais para criar e realizar maquiagens de embelezamento para eventos sociais, fotos, passarela, televisão e cinema, visando a uma composição estética harmônica, e valendo-se de técnicas e produtos adequados, além de princípios de visagismo e conceitos de arte, moda, estilo e beleza.
MANICURE E PEDICURE

Ensino Fundamental Completo.

Capacitar o profissional para atuar como manicure e pedicure, por meio de técnicas específicas e habilidades de higienização, corte, lixamento, hidratação e esfoliação, colocação de unhas postiças e de decoração, para o embelezamento e cuidado das unhas das mãos e dos pés, atendendo às normas de biossegurança.
GUIA DE TURISMO

Ensino Fundamental Completo.

Ensina sobre os conceitos da profissão, comunicação com o público (turistas), repertório de atividades de lazer e cultura, introdução a hotelaria, relações interpessoais, senso de liderança, mercado de turismo e hotelaria do Brasil, entre outros assuntos básicos, mas relevantes para que um profissional possa trabalhar com eficiência. Não habilita para cadastro no Ministério do Turismo.