Prefeitura publica edital de prestação de serviços para revisão do Plano Diretor de Turismo

18 de outubro de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), está com edital aberto para prestação de serviços para revisão do Plano Diretor Municipal de Turismo, estudo elaborado com a finalidade de organizar e definir estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas no município. As propostas serão abertas no dia 02/10, às 8h, e o início da fase de lances é na mesma data, às 9h. O valor estimado da contratação é R$ 89 mil e o prazo de vigência do contrato é de cinco meses. O edital completo (pregão eletrônico nº 516/2023) está disponível no site da Prefeitura, em piracicaba.sp.gov.br.

Imagem do rio Piracicaba com céu azul e prédios ao fundo da foto
Piracicaba foi recentemente classificada como Município de Interesse Turístico

O cronograma de ações da empresa contratada para a prestação do serviço consiste em cinco fases, sendo elas: planejamento; apresentação e metodologia; inventário e diagnóstico; prognóstico, análise e propostas e, por fim, conclusão e planos de ação.

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, o Plano de Turismo de Piracicaba foi aprovado pela Câmara em 2020, por meio da Lei nº 9404/2020 e, seguindo as exigências da Lei Complementar nº 1.261, de 29/04/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e dá providências correlatas, ele deve ser atualizado a cada três anos.

“O Plano Diretor é um instrumento de planejamento e gestão fundamental para o direcionamento das ações. A revisão neste momento é extremamente oportuna, pois permitirá que se faça um amplo diagnóstico do turismo na cidade e defina diretrizes e planos de ação para os próximos anos”, comentou Alessandra, acrescentando que Piracicaba foi recentemente classificada como MIT (Município de Interesse Turístico) e no momento deve preencher a plataforma digital do inventário paulista para participar do ranqueamento e receber verba do governo estadual para investimentos no setor.

Mais informações referentes a esta licitação podem ser obtidas com a Divisão de Compras da Prefeitura, situada na rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, no 7º andar. O telefone é (19) 3403-1020 e o e-mail é pregaoeletronico@piracicaba.sp.gov.br. Sobre dúvidas técnicas, é necessário entrar em contato com a Diretoria de Turismo pelo telefone (19) 3403-1174 ou e-mail afreis@piracicaba.sp.gov.br.